sábado, 14 de julho de 2012

TIO GERBÚLIO CHORA COM GERBULINHO

      A mulher de tio Gerbúlio era mesmo estéril e eles adotaram um menino. Haviam conversado bastante e o processo fora longo e exigente. Enfim, dera tudo certo. Tinham um menino lindo de cinco anos idade.
      Era uma criança esperta que vivia sempre brincando. Tio Gerbúlio e Gerbulinho viviam felizes um com o outro e faziam sempre algum passeio divertido.
      Mas um dia em que tio Gerbúlio viera almoçar em casa, aconteceu algo estranho que lhe deixou muito magoado.
     Depois do almoço, passando pelo fundo do quintal que dava para a rua do bar, viu Gerbulinho em um banco de toco de árvore. O menino deitou-se ao ver o pai, enrijeceu-se, fechando os olhos, como se não o visse.
     Gerbúlio não podia parar, o bar estava aberto com a clientela. Mas ele não sossegou. Ficou pensativo o resto da tarde. Tinham lhe contado muita coisa ruim de filhos adotivos. Ele mesmo conhecia casos. Fervilhou-lhe a cabeça por um bom tempo.
     Ao fim da tarde, passou padre Gelfrido pela rua, e tio Gerbúlio foi lhe falar:
     -Chega em boa hora, padre.
     O padre ouviu Gerbúlio, sempre calado, com as mãos para trás, como era seu costume nas conversas. Por fim, retrucou:
     -Acalme-se homem, deixe o tempo passar!
    Antes de escurecer, tio Gerbúlio fechou o bar e correu à casa com uns doces para o menino.
    Viram-se no quintal. O pequeno correu logo a encontrá-lo. Gerbúlio o apertou num abraço mais forte que de costume. Depois de um tempo, deu-lhe os doces e perguntou, escondendo as lágrimas:
    -Que fazia você deitado naquele banco de manhã? Não viu o seu pai?
    -Vi sim, pai- respondeu Gerbulinho - é que eu tava se fingindo de morto pra pegar a pomba.

Jão Gerbulius Sobrinho

(Este conto faz parte das Histórias do tio Gerbúlio)
Leia o primeiro capítulo de As pílulas do Santo Cristo romance de Eloi Alves:

http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/10/as-pilulas-do-santo-cristo-1-capitulo.html
Abaixo, pode-se ler também o prefácio feito pelo escritor e mestre em Literautra Comparada pela FFLCH-USP prof. Edu Moreira: http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/11/prefacio-de-as-pilulas-do-santo-cristo.html

3 comentários:

  1. Que lindo!! e quão real esses sentimentos que nos atravessam nos fazendo supor e julgar ações tão singelas! Parabéns Elói, sua capacidade de envolver é incrível e em trecho tão curto... quantos questionamentos!! Quero contar linda história ao Gerbulinho!!! Lindo ele, não??
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ira, muito amável o Gerbulinho, não? Gratíssimo, querida, abraços, gerbulísticos rs

    ResponderExcluir
  3. Da querida Marilene Ribeiro:"Quiséramos ter a inocência, a pureza de Gerbulinho! acreditar em Papai Noel, Contos de Fadas.... saber relevar mesmo não sabendo ou entendendo, as difíceis situações por quais passam na vida. Os adultos sim, deveriam de vez em quando voltar a inocência, esquecer a vazia realidade e aprender um pouco com os "Gerbulinhos". Amigo,amei a leitura", pelo facebbok

    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)