quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Prefácio do livro Pãosia, da escritora Vanda Felix

 



Pãoesia, livro com que a poeta Vanda Felix presenteia seus leitores, é um desses livros pelos quais os amantes da leitura se apaixonam rapidamente.

Traz o pão pela palavra: esse rico elemento alimentar que nos sacia o corpo e simbolicamente é o elemento de saciedade do espírito, da alma que se sacia do saber, da arte, da cultura.

Há o pão da alegria e há o pão umedecido no cálice da dor; um é o pão das festas e outro, o pão do silêncio; mas ambos nutrem.

 Um e outro não deixam seu tom poético, ainda que marcados pelo contrate de almas reconhecidas pela larga distância de sua antítese- da alegria e da tristeza.

A milenar arte do padeiro aguça os sentidos como uma poesia cheia de sensações e sinestesias: capta-se pelos olhos a sua forma, convida pelo aroma e satisfaz pela substância.

Também assim é a poesia de Vanda: aparência e essência; compõe-se pela sonoridade hábil, levemente construída por seus versos aliterantes; alimenta pela palavra a mente e o coração do leitor sequioso de sua arte.

A poesia, o pão, o peixe – este sabiamente traçado na arte desenhada por Gaby Braun- são metáforas alimentares que não se separam da cultura humana, portanto, nutrem a vida em comunidade.

O poeta-padeiro, na arte despretensiosa de seus versos, traduz exatamente a riqueza e o segredo da existência humana: panes et circenses, a alimentação do corpo pelo pão e do espírito pela arte


Elói Alves é escritor e advogado, inscrito na OAB/SP; formou-se em Letras pela USP e Direito pela FMU; é autor, entre outros, do romance As pílulas do santo Cristo, de O olhar de lanceta: ensaios críticos sobre literatura e sociedade e Histórias do tio Gerbúlio, pela Ed. Essencial; revisor de obras jurídicas e literárias.

 

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)