sábado, 1 de outubro de 2011

TIO GERBÚLIO, NOSSO AVÔ E A CACHAÇA MINEIRA

O almoço de domingo era muito animado e a comida era servida numa mesa grande, feita de peroba. Tio Gerbúlio tinha ascendência moral nas conversas e dividia a palavra com nosso avô, que usava um tom mais sério. Como as conversas eram mais pitorescas, Gerbúlio se saía mais.
Nosso avô voltara do Sul de Minas adoentado e o médico disse que era a água da roça.
Ainda assim, chegou-se à mesa, devagar, e comeu aos poucos e calado.
Quando terminou, levantou um copo e dis
-Bota aqui, Gerbúlio, dessa cachacinha mineira.
Dona Eudésia protestou furibunda, pois não era o diabo de uma água que lhe tinha feito mal.
-Larga os diabos, mulher, devolveu ele com o copo à boca! Água que deu, água que leve!
Jão Gerbulius Sobrinho

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

NOVO IMPOSTO PARA A SAÚDE. SAÚDE DE QUEM? (Perguntero)

O governo federal e sua base no congresso estão procurando meios de recriar um imposto para a saúde. Mas devido aos desgastes políticos com a extinta CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras), que teve outros destinos e não ajudou a melhorar o Sistema de Saúde, eles estão mais cautelosos nas declarações. O Brasil é hoje um dos países mais ricos e que mantém os maiores tributos, que não voltam em benefícios para a sociedade. Mas, por que há esta necessidade de um novo imposto? O governo precisa de mais dinheiro? Será ele mais um necessitado, como as multidões que nos pedem dinheiro pelas ruas? Será mesmo para a SAÚDE o novo imposto? Se sim, para saúde quem?

Zé Nefasto Perguntero

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ESTADOS UNIDOS VETARÃO ESTADO PALESTINO. ESTADO DE ISRAEL SURGIU COM VOTO DE UM DIPLOMATA BRASILEIRO


Discurso do Ex-chanceler brasileiro Celso Amorim na ONU - diplomacia brasileira tem papel histórico nas relações internacionais

O Conselho de Segurança da Nações Unidas (ONU) está reunido para examinar o pedido de adesão da Palestina como membro da ONU na condição Estado. O Conselho de Segurança é formado por quinze membros, sendo cinco deles membros permanentes com direito a vetar quaisquer decisões tomadas por este órgão. Em uma decisão democrática a Palestina poderia intergrar-se como membro com apenas nove dos quinze votos. Mas o problema está no poder de veto dos Estados Unidos, um dos cinco membros que possuem este poder e que está totalmente fechado à adesão palestina pela ONU. O presidente Obama declarou que o caminho não é uma declaração nem uma Resolução das Nações Unidas e sim o diálogo bilateral entre Israel e Palestina. Ao assumir a presidência dos EUA, Obama se mostrava como uma esperança para questões como um possível Estado palestino, mas sua política tem se tornado a mesma da era Bush. Israel também declarou que as manifestações de países da América do Sul, como Brasil, a favor do Estado palestino é entendida como uma intervenção indevida na região. Esta manifestação de Israel é bastante desrespeitosa para com a atitude da diplomacia brasileira, que foi responsável pelo voto decisivo que permitiu a criação do Estado de Israel, com o voto de desempate de Osvaldo Aranha em 1948.

Elói Alves do Nascimento

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)