segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CONTOS HUMANOS

Livro será lançado pela Linear B, que editou o romance  As Pílulas do Santo Cristo

A CEGUEIRA DA CHAMADA JUSTIÇA -Perguntero


  •      A justiça tem, por prazer, a mania de se auto-definir como cega e no Brasil temos visto que ela também é manca, além de, desde sempre, lerda e, cada vez mais, dado o braço a gente moralmente suja, e que se suja mais, a medida que vai se enriquecendo. A questão que incomoda é: sendo cega e lerda, como se guia essa Dama que é parte fundamental na estrutura tripartite do Estado brasileiro?
           Tradicionalmente, a Justiça tem inocentado criminosos cujos fama e cheiro de seus crimes vão longe. Quando não absolve sumariamente, o faz através de sua eterna lerdeza para condenar, para decidir cabalmente pela punição de um réu contra o qual há todas as provas criminais; quando ao fim, prescreve-se a pena e finda o processo por se esgotar o tempo. Agora, em casos em que os réus não são criminosos influentes, mesmo que o sistema jurídico lhe favoreça, impõem-se penas de até centenas de anos a uma só pessoa, para tentar impactar a sociedade com ar de que se faz justiça, mesmo sendo de conhecimento de todos que pouco se ficará na prisão.
            Qual seria o critério dessa Dama indomável para visualizar os direitos individuais e intocáveis de alguns réus, invariavelmente poderosos da economia e politicamente influentes, para os quais há sempre mais um recurso na manga ou insuficiência de provas para sua condenação? Se é cega, como diferencia os casos? Será que, como os cães, percebe e distingue os que se aproximam pelo cheiro? E quando o cheiro é nacionalmente percebido por ser fétido?
          A justiça quer ser fria e historicamente, para o povo explorado pelos espoliadores dos bens públicos, ela se parece morta. Qual a razão no Brasil para não se condenar políticos cuja ficha criminal não se pode por mais em papel devido ao tamanho? Qual será dos quatro sentidos o que essa corretíssima e incorruptível senhora utiliza se não pode ver? Quais serão os braços de que se auxilia na decisiva hora de atravessar a ponte do julgamento? Será que, devido sua cegueira, teria ela incorporado a propriedade de cortar só para um lado? Seria esse lado cortável o mais  fraco? Quais serão os ruídos que mais lhe agradam e contra quais gritos ela tem fechado seus puríssimos ouvidos nestes momentos em que, mais e mais- e cada vez mais-, tantos bandidos roubam impunemente o país e seu povo, que sustenta e engorda essa crescente corja?
    Zé Nefasto Perguntero



Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)