sábado, 13 de agosto de 2011

DALAI LAMA, LÍDER ESPIRITUAL E POLÍTICO DO TIBET VOLTARÁ AO BRASIL EM SETEMBRO






Dalai Lama e os monges tibetanos - O Líder espiritual do budismo tibetano estará no Brasil no próximo mês - realcomarte





Dalai Lama, líder espiritual do budismo tibetano, setenta e cinco anos, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1989, visitará o Brasil pela quarta vez em setembro. Recentemente, em uma entrevista a Euronews, na França, o lider tibetano, 14ª de sua tradição, deu, em inglês muito claro e fluente, algumas declarações que resumem bem seu pensamento religioso e suas ideias políticas. Em sua fala aparecem fluidez e perspicácia discursivas, inteligência clara, absoluta consciência da política mundial, no diversos setores de sua geografia.“Toda pessoa tem direito a uma vida feliz, a uma família feliz”, prega Lama. Sobre a dominação chinesa, diz ele: “Nos interessa seguir fazendo parte de China, porque Tibet é subdesenvolvido, mas com nossa bandeira, nosso hino, com nosso próprio idioma, com nossa tradição budista, que é muito rica. Tibet não tem saída para o mar, tem suas dificuldades.” Sua pregação humanista vai ao encontro dos valores democráticos e universais, com os quais diz que todos os países, mesmo China, devem se comprometer. Defensor do princípio da não-violência e da compaixão para com extremistas, como os terroristas, declara: “deve haver compaixão pela pessoa, não pela ação”. Sobre a União Europeia, Dalai Lama disse a Euro News que a Rússia deveria integrar-se plenamente ao bloco e Moscou formar sua sede política, em substituição a Bruxelas. Sobre sua influência política, como Líder do governo tibetano no exílio, reconhece que é uma função hoje menos importante, que deve ser renegada, e seu trabalho está voltado mais à área religiosa. A entrevista referida acima pode ser conferida, em inglês com tradução para o espanhol, no canal da emissora no www.youtube.com e pode-se conferir a página oficial do monge tibetano, em inglês: www.dalailama.com .

Elói Alves do Nascimento

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO FALA DE SUA DERROTA PARA JÂNIO QUADROS NOS ANOS 80





Jânio Quadros na campanha para Prefeitura, de terno, e sentado na cadeira de seu gabinete, que ele mandou desenfetar, por Fernando Henrique ter se sentado nela antes da eleição






O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, hoje aos oitenta anos, numa entervista a revista Alfa, em que falou sobre temas da atualidade política e de questões sociais, voltou a um episódio bastante marcante e também pitoresco da política nacional: sua derrota para Jânio quadros na campanha para Prefeitura de São Paulo nos anos 80."Nunca tive uma experiência pessoal com as drogas. Dei uma entrevista para a jornalista Miriam Leitão e disse que senti cheiro de maconha nos Estados Unidos com uns primos meus e não gostei. O Jânio usou a informação na eleição e isso teve um efeito bastante devastador: perdi a prefeitura”, disse FHC. Jânio Quadros foi um político de peculiaridades e trajetória política impares, quase inigualável em qualquer parte do mundo com democracia representativa e eleições abertas. Possuia uma retórica invejável, de extremo apego à gramática formal e normativa, com imensa capacidade de elaboração discursiva, com frases de efeitos inimagináveis. Ao renunciar à presidência da república no início da década de 60, de modo inexplicável para muitos analistas políticos e historiadores, disse apenas que " forças ocultas o obrigaram a renunciar. Um importantíssimo relato sobre a rápida passagem de Jânio na presidência está em um best sellers e hoje um clássico da história e da sociologia mundial, redigido no início dos anos 60 durante as guerras de libertação na Argélia contra a colonização francesa. O livro do argelino Frantz Fanon, Los condenados de la tierra, prefaciado pelo filósofo Jean P. Sartre, relata que Jânio manifestou-se publicamente a favor de Fidel Castro. Sabe-se hoje claramente as consequências que uma posição desse tipo traria junto aos Estados Unidos, patrocinador das ditaduras que se instalaram em toda a América Latina. No Brasil, a ditadura militar deu-se logo depois, em abril de 1964. Sobre este assundo, ninguém melhor que Noam Chomsk, com seu famoso livro O que o Tio Sam realmente quer, para mostrar a desastrosa influência dos EUA no continente. Sobre o ex-presidente Lula, Fernando Henrique declarou na entrevista que seria melhor para todos que o petista não voltasse ao planalto.

Elói Alves do Nascimento

domingo, 7 de agosto de 2011

FLAMENGO ASSUME LIDERANÇA DO CAMPEONATO BRASILEIRO E CORINTHIANS SÓ EMPATA



Flamengo é o novo líder do Brasileirão, após vitória de ontem



O Flamengo, ao vencer ontem o Curitiba por 1x0, com gol a um minuto do fim da partida, ultrapassou o Corinthians, que não passou de um simples empate hoje, deixando escapar a liderança. O time de Parque São Jorge, que vinha folgado na liderança e ameaçava disparar, perdeu duas partidas seguidas e só se recuperou no penúltimo jogo. Nesta tarde, porém, não voltou a vencer. O Palmeiras que empatou ontem com o Grêmio, na estreia de Celso Roth, que reassumiu o comando técnico gremista, está em quinto, mas o time alve-verde, que jogou no Canindé, devido às obras no Parque Antártica, não anima muito na corrida pelo título. O Santos voltou a vencer, em jogo no Pacaembu, após série de derrotas e o São Paulo jogará nesta noite. O flamengo, com a vitória de ontem no Engenhão, no Rio de Janeiro, chegou a 15ª rodada invicto e é o último nesta condição no campeonato. O técnico do rubro-negro, Vanderlei Luxemburgo, sente agora o gosto de uma boa campanha, depois de alguns anos de declínio na carreira. No ano passado, Luxemburgo quase caiu para segunda divisão com o Atlético Mineiro, que foi salvo por Dorival Júnior.

BILIOTECA MÁRIO DE ANDRADE EXIBE BONITA ENTRADA LATERAL APÓS REFORMA









A nova entrada lateral da Mário de Andrade e o poeta Camões, na entrada principal, pela Rua da Consolação. Fotos Elói Alves






Umas das bibliotecas mais importantes do país, localizada no centro histórico de São Paulo, que leva o nome do escritor Mário de Andrade, autor de Macunaíma, e possui acervos raros, teve sua reforma terminada no primeiro semestre de 2011. Em sua lateral, na avenida São Luís, há agora uma linda entrada, com uma pequena praça interna com bancada para os frequentadores. Ainda pela avenida São Luís, há um novo espaço, ao ar livre, nos fundos da biblioteca, que na última Virada Cultural foi utilizado para um programação de leituras compartilhadas com o público e uma feira de livros. Todo o entorno é muito propício à cultura, pois a praça Dom José Gaspar, ao fundo, exibe uma paisagem linda e arborizada e é palco do programa cultural Piano na Praça, da prefeitura da cidade, cuja edição (16/07) que exibimos em foto do realcomarte trouxe ao piano os músicos David Feldman e Claudio Lins, filho do cantor e compositor Ivan Lins. Para aclimatar ainda mais, ao longo da praça e na Galeria Metrópole, há bares e restaurantes com músicas ao vivo, para preferências que vão do samba ao jazz. A biblioteca Mário de Andrade completará cem anos em 2025.

Fotos e texto de Elói Alves do Nascimento

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)