sexta-feira, 11 de maio de 2012

ENIGMAS E ANGÚSTIAS

Há dias que me nutre uma angústia,
Poros adentro, formigando sutilmente
Potência se fazendo pela ausência
De tudo, de nada, de mim mesmo

Ando vagueando como ébrio, vagaroso
Perdido, disforme, no contra-fluxo
Sem arranjo possível, desfazendo-me

Trago desejos, no entanto
De fazer que venha e que se vá
De romper a dor e fazer redemoinhos
Tocando o espaço simplesmente
Abrandar o mar e mandá-lo agitar-se

Não vi o ontem, e já é cedo
Mas nem tanto, que o sol se faz
Tão forte sobre minha inconsciência
O vai e vem, o enigma do monstro
As ondas frenéticas do aço vital
Irretilíneas sobre corpos que se perdem

Crianças e criadas se diluem
O espaço incontrolável de apenas planos
A metamorfose se inicia e se perde
Sem saber qual o seu fim
Vencer o mundo ou por ele ser vencido...
Elói Alves

Do livro Sob um céu cinzento
 
Conheça e adquira os livros do autor:
http://realcomarte.blogspot.com.br/p/as-pilulas-do-santo-cristo-adquiri.html

Leia o primeiro capítulo de As pílulas do Santo Cristo romance de minha autoria, lançado pela Linear B Editora
 http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/10/as-pilulas-do-santo-cristo-1-capitulo.html

quinta-feira, 10 de maio de 2012

BRASIL TEM MAIS DE 50% DOS DOMÍCILIOS SEM ESGOTO, MESMO COMO SEXTA ECONOMIA MUNDIAL

Mesmo como a sexta economia do mundo, o Brasil tem mais de 50% de seus domicílios sem esgoto, segundo dados mostrados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE).
Em 2008, 54,3% dos domicílios no país não tinham adequada coleta de esgoto. Apesar da imensa propaganda em torno do crescimento econômico do país e da esperança que se deposita nisso, a realidade social da maioria das pessoas está muito longe do que se diz pela grande imprensa e nos discursos das autoridades políticas. Outro fator dramático é o péssimo uso do dinheiro arrecadado pelo Estado por meio de impostos, que não chega aos fins adequados, como a saúde e a educação da maioria das pessoas, pois é gasto indevidamente em propaganda pelos governos ou desviado pela corrupção.

Elói Alves

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A MUDANÇA DE TEOFASTO

        Teofasto andava solitário há dias. Foi até a biblioteca para espairecer um pouco. Devolveu às estantes vários livros, mesmo sem abri-los. Ou as cores o desagradavam mais que os títulos, ou, antes, estes lhe interessavam menos ainda. Até que achou um cujo autor era um digno estranho, começando pelo nome que tinha mais consoantes que o seu idioma. Realmete uma palavra impronunciável. O título, então, convidou-o mais, oferecendo-lhe uma infinita liberdade estampada. Gostou! Segurou-o firme e foi sentar-se longe de todos os outros leitores e consulentes para penetrá-lo mais.
         Pulou a biografia e a introdução e foi à primeira parte, onde leu encantado: “Mude e mude-se! Você, se quiser, poderá mudar até o mundo. Comece mudando o que há de mais comum em você. Mude a roupa! mude a comida! Mude os hábitos! Faça coisas diferentes. Viva os dias de um modo diferente! Faça que cada dia seja diferente! Troque o que há de comum em cada dia! Troque-o pela noite! Troque seus horários! Troque a noite pelo dia e quando perceber, sua vida já estará mudada”
         Soltou o livro sobre a mesa e levantou-se decidido a mudar tudo, radicalmente. Mudar a sua própria vida. Saiu da biblioteca às pressas pela porta de entrada, ignorando as chamadas do guarda. Chegou em casa e foi direto ao chuveiro, decidido a tomar banho frio, mesmo com a baixíssima temperatura que trazia aquele dia de inverno. Esvaziou o guarda-roupa para procurar uma peça diferente. Mas tudo lhe parecia velho demais para sugerir uma mudança. Resolveu correr para comprar roupas novas, antes que as lojas se fechassem, naquela noite gelada.
          Saiu da garagem mais rápido que de costume, como se estivesse realmente mudando de hábitos. E, seja como for, não colocou o cinto de segurança. Decidiu mudar de faixa rapidamente, para não precisar reduzir a velocidade e bateu no carro de polícia. Foi socorrido desacordado ao hospital, onde voltou a abrir os olhos dias depois, enfaixado e vestido com uma roupa estranhamente diferente.
Elói Alves
Prefácio de As pílulas do do Santo Cristo, romance de Elói Alves:


Primeito capítulo:


Segundo Capítulo:

domingo, 6 de maio de 2012

NO IRAQUE, CRIANÇAS NASCEM DEFORMADAS DEVIDO A USO DE ARMAS QUÍMICAS PELOS EUA

Segundo reportagem do canal RT, as crianças nascidas na cidade de Fallujah, no Iraque, têm seus corpos deformados geneticamente, após vários bombardeios americanos à cidade, que era um dos focos da resistência iraquiana às tropas americanas. Algumas dessas crianças sobrevivem apenas algumas horas após o nascimento. Segundo vários relatos mostrados na reportagem veiculada na rede de televisão internacional RT, há evidencias do uso de armas químicas altamente letais, como fósforo branco e urânio empobrecido, ambos proibidos pelas leis internacionais que regulam os crimes de guerra, como a Convenção de Haia e dos protocolos de Genebra. A reportagem mostra também soldados americanos que estiveram em combate no Iraque e mostram problemas de saúde, como a presença de tumores na cabeça devido a resíduos de armas químicas, embora o governo americano negue enfaticamente o uso dessas armas proibidas. A reportegem está no canal da RT em seu portal www.actualidad.rt.com
Elói Alves

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)