quinta-feira, 28 de julho de 2011

ZÉ ELIAS, O ZÉ DA FIEL, EX JOGADOR DO CORINTHIANS ESTÁ PRESO EM SÃO PAULO

Zé Elias, ex-jogador de futebol está preso em São Paulo. O Zé da fiel como era chamado jogou pelo Corinthias e pela seleção brasileira, passando também pela Europa. Com dois filhos do primeiro casamento, Zé Elias deixou de pagar a pensão por estar desempregado depois que deixou o futebol. Atleta de extremo empenho profissional e brilhante caráter que demonstrava, ele se apresentou à polícia depois que sua prisão foi decretretada e espera obter a redução do valor da pensão. A dívida chega a um milhão de reais hoje para sua ex-mulher. Não entendo, mas a pensão é para sustentar as crianças? Esses UM MILHÃO? UM MILHÃO???? UM MILHAO. UM MILHÃO? UM MILHÃO? UM MILHÃO? UM MILHÃO e tantos bbbbbandidos e assssassssinos soltos!!!!!!! BEM AVENTURADOS OS EUNUCOS, DISSE JESUS!!!

domingo, 24 de julho de 2011

A ARTE NO ESPORTE E O FUTEBOL DE NEYMAR


(Meninos jogam futebol em tarde de domingo no Parque da Independência em São Paulo)

Nada de Copa América e de seleção, quero falar do futebol de Neymar no Santos. Aliás, não vejo a seleção há tempos. Na abertura da copa da África do Sul, por exemplo, viajei ao interior de São Paulo, para ver os campos, os animais, os antigos campos de plantação das lavouras de cafeicultura e jogar bola com a criançada. Meu princípio é o seguinte: a burocracia futebolística, dentro e fora de campo, não terá minha atenção, nem meu tempo.
Mas a atuação de Neymar no Santos está acima disto. Na Libertadores, onde foi sobrecarregado, devido a ausência de Paulo Henrique Ganso, resolveu jogos sozinho, praticamente. E meu destaque é que o fez com arte. Nem todo mundo consegue ser eficiente nos momentos decisivos da vida. Tanto no jogo como na vida diária a maioria das pessoas se encolhe no momento de decisão. Interessante que até Vanderlei Luxemburgo, de larga experiência, vacilou na hora de colocar Neymar para jogar. Também, a maioria dos comentaristas e repórteres esportivos dão os créditos a Murici Ramalho. Na verdade, este pegou o time pronto, não teve atitudes decisivas, mexeu em pouca coisa, como no setor defensivo, em que é mestre.
O grande técnico dos meninos da Vila, na era Neymar, foi Dorival Júnior, que foi capaz como poucos de fazer vencer e bem meninos como Ganso, Neymar e os outros. Ironicamente, deixou o time por uma atitude infantil de Neymar, que tem a inexperiência comum aos meninos e a muitos adultos de hoje. A grandeza de Dorival, como profissional, ao sair do Santos, foi a de salvar o Atlético Mineiro que ia escorregando irremediavelmente para segunda divisão pelos dedos das mãos ensaboadas de Luxemburgo, que deixou de ser um técnico brilhante.
Neymar foi o grande ator nas últimas conquistas do Santos, ao lado de Ganso. Mesmo Robinho que jogou ao seu lado, antes da copa, foi então apenas um coadjuvante. As estrelas de maior brilho naquele time eram Neymar e Ganso, com outro menino, o atacante André, que se encaixou ali perfeitamente, concluindo os passes dos outros dois com fina técnica e extrema leveza. Mas André preferiu ocultar-se, na rentabilidade financeira de um país sem tradição neste esporte, perdendo a visibilidade no início de carreira.
Bem, tomara que fiquem ainda por aqui, para que haja ainda alguma arte, que ocupe um pouco o espaço da burocracia e dos vícios, e também da corrupção, praticamente endêmica. Porque do jeito que vai, até do meu Palmeiras ando esquecendo.

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)