IMAGENS DA CIDADE

SÃO PAULO: CENTRO HISTÓRICO
  •  Igreja de São Francisco
 Páteo do colégio

Praça da Sè


Mosteiro de São Bento


CARLA ZANETH: EXTREMO APEGO À ARTE
Carla Zaneth é uma atriz cuja dedicação à arte não tem limite. É realmente impressionante vê-la atuando. Seu desempenho aparentemente tranqüilo e feliz exige dela um apuro técnico de nível elevadíssimo e- acho eu- muita coragem. Conheci-a em uma de minhas andanças pela cidade de São Paulo e ela, extremamente gentil, se dispôs falar e apresentar-se para fotos do blog. Carla estudou no Rio de Janeiro e é acrobata, bailarina e já atuou em teatros e circos. Nas fotos, ela apresenta acrobacias aéreas.

Elói Alves
______________________________________________________________________________

TEMPOS DE CHUVA E FRIO EMSÃO PAULO

Vista do Vale do Anhagabau- centro de São Paulo- nesta terça, fria e chuvosa (17/07/12- às 14 h)
Vista do ceu de São Paulo, tomada sob o Viaduto do Chá, no centro


Vale do Anhagabau, dia chuvoso e de muito frio
_____________________________________________________________________________
IMAGENS DA VIRADA ESPORTIVA

A virada esportiva 2012 ocorreu no último fim de semana de junho em São Paulo, e contou com várias modalidades esportivas - acima, o campeão e medalhista Hugo Hoyma joga com participantes do público


Tenistas do Instituto Hugo Hoyma jogam com participantes do público




Lutadores de jiu jitsu se enfrentam na Virada Esportiva


Atleta de jiu jitsu machuca-se durante luta e recebe atendimento médico





Skatistas fazem manobras



O Strong man Marcos Mohai (levantamento de peso) campeão brasileiro na modalidade, levanta um carro durante a Virada
_______________________________________________________________________________________________

SÃO PAULO VISTA DA SERRA DA CANTAREIRA - fotos: Elói Alves

A floresta urbana da Serra da Cantareira é vista neste ângulo, à altitude de 1010 m, juntamente com o Pico do Jaraguá, que está no ponto médio da imagem, mais ao longe.



A Serra da Cantareira proporciona uma privilegiada visão da enorme cidade de São Paulo. Além disso, ali pode-se conviver com uma enorme reserva da Mata Atlántica, que forma a maior floresta urbana do mundo. Tudo isso a cerca de vinte kilômetros do marco zero da cidade. (fotos Elói Alves, 06/6/12)



_____________________________________________________________________________________

SÉRIE MECADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO (MERCADÃO CENTRAL)




Espaço tradicional no centro de São Paulo, próximo à famosa rua 25 de Março, o mercadão central atrai muitos turistas e paulistanos que vão saborear os lanches maravilhosos de mortadela, bacalhau, palmito e os pasteis que são servidos por lá.
_________________________________________________________________________________

MANIFESTAÇÕES NO CENTRO DE SÃO PAULO
As ruas do centro de São Paulo apresentam manifestações constantes. Neste espaço, entre a Praça do Patriarca e o Viaduto do Chá, concentram-se muitas manifestações (como esta dos profissionais da educação), sobretudo depois que a sede da Prefeitura mudou-se para esta localidade no centro.

Manifestação de professores na Praça do Patriarca - centro de São Paulo

Manifestantes exibem dinheiro em assembleia onde categoria e sindicato (Sinpeem) divergiram sobre a conclusão da greve. (04/12)



_________________________________________________________________________________

SÉRIE SÃO PAULO DA GAROA
Com uma terça feira (10/01/12)de garoa intensa, a cidade lembrou a antiga São Paulo da garoa.

Pessoas protegem-se com guarda chuva na rua Álvares Penteado _ Centro Velho - nesta terça feira chuvosa.


Vendedor de guarda-chuva na Pça João Mendes - Centro da Cidade (Fotos: Elói Alves)
Pedestres enfrentam a garoa na travessia da Pça do Patriarca para o Viaduto do Chá - ao fundo pode-se ver o Teatro Municipal
Pista molhada - travessia da Rua Líbero Badaró para o Largo de São Francisco - Aí localiza-se a centenária Faculdade de Direito da USP.

Trânsito lento no Páteo do Colégio - Centro Velho

Pedestres sob garoa na Rua da Quitanda - à vista agência do Banco do Brasil e o CCBB - Centro Cultural do Banco do Brasil.




Moradores de rua protegem-se com lona de plástico durante garoa, nas proximidades da pça da Sé - centro da cidade
________________________________________________________________________________________

SÉRIE MUSEU PAULISTA - fotos e textos por Elói Alves



Museu Paulista.Com mais de cem anos de vida (1895), o Museu Paulista pertence à Universidade de São Paulo-USP e é um marco histórico na cidade de São Paulo. Localizado no bairro do Ipiranga, na Avenida Nazaré, o museu possui atualmente um acervo com cerca de 125.000 unidades, que inclui objetos e iconografias, além de muita documentação sobre a independência do país.
Parque da Independência. Pertecente à área do Museu Paulista, o Pq da Independência possui uma extensa área verde, com imensas árvores de plantio bem planejado. Além de suas pistas de passeio e espaço para prática de esportes, há shows regulares e gratuitos com grandes nomes da música nacional e internacional. Um grande nome que esteve por lá neste ano foi a cantora norteamericana Norah Jones.
Bosque do Museu. Localizado na parte de trás do casarão do museu, este bosque é repleto de trilhas largas, usadas para fazer caminhadas. Recentemente, o bosque recebeu novos aparelhos para exercícios físicos, que estão espalhados pelas trilhas. Além de serviço de banheiros, há guardas circulando por toda a área do museu.
Chafariz do Museu. Esta explêndida beleza fica no centro do jardim, na parte da frente do Museu. Uma dica especial aos letrófilos é visitá-lo sem pressa numa tarde de dia útil, levando um bom livro. Diferente desta tarde, em que o fotografei, nos fins de semana e feriados há muita gente visitando, inclusive turistas de todo o mundo.


_______________________________________________________________________________________________

SÉRIE ARTE E CULTURA - imagens e textos por Elói Alves
Centro Cultural São Paulo. Localizado na estação Vergueiro do metrô, o CCSP é uma das mais fantásticas casas de de arte e cultura da América Latina. Sua programação inclui filmes gratuitos e concertos com músicas clássicas. Suas salas são melhores que as de muitas casas camerciais. Além de espetáculos artísticos, o CCSP conta com uma das mais completas bibliotecas da cidade, apresentando serviço de empréstimo de livros e cursos gratuitos.
Biblioteca Mário de Andrade. Localizada na Rua da Consolação, esta biblioteca é um tradiconal centro cultural da cidade. Reformada recentemente, ela recebeu esta nova entrada pela Avenida São Luis. A Mário de Andrade possui acervos raros e é palco de grandes atividades artísticas na Cidade.
Auditório da Biblioteca Mário de Andrade. Vários grandes eventos são realizados neste auditório, como o lançamento do livro SOB O CÉU DA CIDADE, organizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo. No centro aparece a foto de um dos autores do livro.

_____________________________________________________________________________________________
SÉRIE IGREJAS DE SÃO PAULO - imagens e textos por Elói Alves

Igreja da Consolação: Localizada na Praça Roosevelt, onde há vários teatros conhecidos, esta igreja tem uma linda arquitetura e é muito bonita por dentro. Estava descuidada, com sua aparência muito desleixada, mas foi reformada e está um "brinco". Está construída sobre o Elevado Costa e Silva, o famoso "Minhocão", que liga as zonas Leste e Oeste, com entrada para a Rua da Consolação, no centro da cidade. Curiosamente, neste pequeno trecho, o enorme Elevado é subterrâneo.


Igreja Nossa Senhora do Rosário do Largo do Paissandu. Esta igreja era frequentada pela elite paulistana em meados do século XX. Recentemente foi palco de uma série para a televisão. Encontra-se bem descuidada. Está cercada por gente que dorme em torno dela, em suas calçadas e há muita sujeira em sua volta. Do largo da Paissandu partem ônibus que vão para Zona Oeste e Norte, como Lapa, Casa Verde e Cachoeirinha. O Largo do Paissandu fica próximo ao famoso cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João, que Caetano Veloso cantou. Hoje este trecho está bem desleixado.




Catedral da Sé. Localizada na Praça da Sé, marco zero de São Paulo, tem ao seu lado esquerdo o Palácio da Justiça e inúmeros prédios ao seu redor. Entre a Catedral e o Palácio da Justiça está o prédio da OAB, que some-se entre a imensidão de seus vizinhos. À frente das escadarias da igreja há inúmeras pessoas, realizando todo tipo de vendas, pregações, jogos e roubos de carteiras e ainda gente drogada e bêbada. Milhares de pessoas criculam pela Praça da Sé a toda hora. A estação do metrô está bem a sua frente.

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)