quarta-feira, 27 de maio de 2015

ESCRITORA HILDA GUERREIRA XUE ESCREVE SOBRE MEU LIVRO 'AS PÍLULAS'

 
AS PÍLULAS DO SANTO CRISTO
Hoje fui até a  Av.Paulista resolver umas questões pendentes, e como é usual  levei a tira colo um livro. "As pílulas do Santo Cristo" de Eloi Alves.
O livro é pequeno, então li-o no percurso de ir e voltar para casa.
Dizer que fiquei surpresa com seu conteúdo, seria um exagero, pois conhecendo o talento de Eloi, sabia que era coisa boa de certeza.
E era mesmo...  O livro começa numa universidade, onde o mundo é pequeno e acadêmico sem grandes tropeços.
A grande "sacada" está quando involuntariamente os jovens estudantes se encontram literalmente na rua, e nela jogam-se para uma multidão, carente e ávida por "milagres", ou aquela dose de solidariedade que vai aliviar, ou uma felicidade vendida em frascos. Neste momento os aspirantes a medicina descobrem que podem ser sustentados numa prática pouco convencional, mas muito utilizada desde que o mundo é mundo, a arte de vender  ilusão.
Porém algumas passagens do livro são comoventes, porque a maioria dos "clientes" só quer conversar e sequer se importa de "gratificar" por isso.
As Pilulas do Santo Cristo é um retrato do mundo vivido nas ruas de São Paulo com suas misérias, que apesar da modernidade ainda não esconde a "falta", e escrito com autenticidade por Elói Alves.
Parabéns. :)
Ps.
As pendências que eu tinha na Paulista? Não resolvi!
 

domingo, 24 de maio de 2015

LAVA JATO, SEMÂNTICA OU METÁFORA? - Perguntero

      Alguns empreiteiros, presos em Curitiba pela Operação Lava Jato por alguns meses e que cumprem prisão domiciliar monitorados eletronicamente pela PF foram autorizados a irem depor em Brasília de carro, apesar da distância, e informaram inclusive as rodovias por onde passarão. Qual a razão da longa e desgastante viagem? 
      Seria uma forma de terapia após tanto tempo preso com olhares encurtados e paisagem monótona? Seria, por desventura, a crise e os ajustes da companheira "presidenta" num momento de pneumonia bovina, de vacas tossindo? Ou será mesmo que, apesar de mais rápida, a visão pelas janelinhas do avião lembraria o sol nascendo quadrado?
     Por falar em Operação Lava Jato, nas suas várias fases comandadas pela PF, MP e Justiça Federal, todas têm nomes, como "Juízo Final", "Que país é esse", "My way" apenas a última, 13ª não foi batizada, é apenas 13ª, por que será?  Seria um esgotamento da criatividade dos delegados, símbolo de azar dos brasileiros?  Ou será alguma questão de semântica ou ainda de metáfora?
   Perguntero

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)