terça-feira, 17 de abril de 2012

JULIAN ASSANGE, FUNDADOR DO WIKILEAKS, ESTRÉIA COMO ENTREVISTADOR

O polêmico fundador do site wikileaks, o australiano Julian Assange, escolheu o canal russo RT (Russia Today, Rússia hoje) para comandar um programa de entrevista, chamado, em espanhol, "El mundo del mañana", que pode ser visto em www.actualidad.rt.com . Assange, que recebe convidados em sua casa, na Inglaterra, onde cumpre prisão domiciliar, teve como primeiro entrevistado, bem ao seu estilo, Sayed Hasan Nashalá, líder do grupo extremista libanês Hezbolá, combatido por Israel, Estados Unidos e seus aliados na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
O agora entrevistador Assange se tornou uma das figuras centrais de política internacional nos últimos anos por tornar público, por meio de seu portal na web, milhares de páginas contendo documentos secretos da diplomacia americana.
Bem ao estilo de contestador das políticas imperialistas ocidentais, Assange iniciou seu programa de entrevista pondo mais combustível fóssil no ambiente de política internacional (Já conturbado com a questão do Irã) ao dar a palavra ao líder do Hezbolá. A grande diferença agora é que o fundador do Wikileaks tem em mãos um microfone forte, de amplo alcance na sociedade ocidental através de suas versões em inglês e espanhol, sobretudo junto àqueles que não estão sob a influência dos veículos de opinião a favor dos Estados Unidos.
Pelo típico início, quem serão os próximos entrevistados?

Elói Alves do Nascimento

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)