sábado, 11 de junho de 2011

ENCONTRO COM PABLO NERUDA


Conheci Neruda em minha adolescência, em um sebo do centro de São Paulo. Essa loja de livros usados, numa rua esguia e largada próxima à catedral da Sé, tinha verdadeiras raridades. Um livrinho amarelado, com páginas caídas estava entre outros em igual estado. Comecei a folheá-lo e fui me encantando aos poucos com Residencia em la tierra.
Tive uma infância de trabalhos, na extrema periferia da cidade e meus estudos foram bastante irregulares nesse período, com evasão escolar. Não havia hábitos literários em casa e fui conhecer esse mágico mundo quase sozinho em minhas andanças quando comecei a trabalhar pelo centro.
Depois amadureceu o gosto, o contato foi ampliando-se a outros autores espânicos. Gabriel Garcia Marques, Servantes até que me formei em letras pela Universidade de São Paulo. Infelizmente a literatura brasileira é pouco difundida pelo mundo, ainda hoje não temos um prêmio nobel. Na verdade não tem feito grande falta, mas seria um reconhecimento, se premiassem um bom nome.
Para um contato maior com o mundo, a primeira saída para nós é a língua irmã, a neolatina mais próxima, geográfica e linguisticamente: a língua da escrita de Pablo Neruda.
Meu primeiro contato com Neruda se deu no Lugar certo. As livrarias comerciais de São Paulo não convidam os grande amantes das letras, que eu gosto de chamar em meus escritos de letrófilos, e é também o nome de minha página na web. Elas estão voltadas aos títulos comerciais. Ah, hoje mesmo tenho de ir ao centro, certamente irei ao sebo e procurarei por Neruda. Até mais tarde, meu mestre de ontem e de sempre.

(Texto escrito em homenagem a Pablo Neruda, para antologia do poeta Alfred Asis)

sexta-feira, 10 de junho de 2011

EITA BRASIL, ASSASSINOS DA USP E BATTISTE ESTÃO LIVRES NAS RUAS DO PAÍS

Um dos assassinos de um estudante da FEA- Faculdade de Economia da USP- assassinado depois de sair de uma aula, saiu pela porta da frente da delegacia, indo responder pelo crime em liberdade. Assim como Cezare Battiste, o italiano terrorista que recebeu guarida no país do então presidente Lula e do STF, esse criminoso tem a liberdade que muitos cidadãos honestos não possuem, como medo de andar pelas ruas.
Estudei numa Faculdade da USP, tenho amigos por lá e todos nós temos medo de andar pelo campos na Cidade Universitária. Quando trabalhei na EDUSP, editora da Universidade, colegas de trabalho foram assaltados numa livrária do campus; roubos e estupros também já ocorreram por lá. A sensação terrível de que quem é punido é a pessoa de bem, que trabalha, que estuda dia e noite e os bandidos e assassinos são beneficados pela justiça e pelo governo é infelizmente muito presente.
Hoje, sexta feira, o governo da Itália chamou seu embaixador no Brasil, agravando a crise entre os dois países. O pior é que as autoridades continuam tratando esses casos como normalidade, como o senador Suplicy que faz questão de isentar e de se dizer amigo do condenado italiano. Será que o Brasil será um dia melhor para as pessoas de bem?

quinta-feira, 9 de junho de 2011

JORNAL DA BAND DIZ QUE EX-PRESIDENTE LULA DEFENDEU TERRORISTA

O Jornal da BAND desta desta quinta feira,09 de junho,tratou com bastante seriedade a questão de Cezare Battiste, o condenado italiano que foi mantido no Brasil pelo ex-presidente Lula. O jornal mostrou que se trata de atos de terrorismo, crimes de roubo e assassinatos e que Battiste não pode sair do Brasil sob risco de ser preso em qualquer outro país, pois continuará sendo procurado para pagar pelos crimes que cometeu e pelos quais foi condenado na Itália. O assunto não ficará por aí, pois o Brasil pode responder na Corte Internacional de Aia por não cumprir com o Tratado de Cooperação Judicial e de proteger um terrorista condenado. Há ainda o risco de o Brasil se submetido a sanções de organismos internacionais e pela própria Itália. O jornal lembrou ainda que o caso mancha a imagem do país no exterior e mesmo internamente mexe negativamente com a auto-estima nacional.

LULA E STF DÃO PARAÍSO A BATTISTI, CONDENADO ITALIANO

O STF, Superior Tribunal Federal, confirmou numa reunião tensa e polêmica a decisão do então presidente Lula de não cumprir o Tratado de Cooperação Judicial existente entre o Brasil e a Itália, negando-se a repatriar o condenado por assassinatos e foragido italiaano Cezare Battisti. Infelizmente quem perdeu foi a justiça italiana e o sentimento no Brasil e no mundo das pessoas de bem que querem um mundo melhor, que ainda tem esperança, que ainda acreditam em coisas abstratatas como bem e justiça, que trabalham e sustentam muitos corruptos..
Desde o início o governo brasileiro ignorou a justiça italiana, tratou a coisa como pessoal e virou uma briga de moleques de rua, com direito a declaração bestas pela imprensa. O governo italiano devia intervir em nome de sua justiça e de seus cidadãos, como fez. A Itália tem sofrido ao longo dos tempos com terroristas, máfias, pelas quais até juizes foram mortos a bombas. Battisti era foragido da justiça também na França, depois viu o Brasil como possibilidade de bom refúgio e fugiu para cá, se dando bem.
A questão ABSOLUTAMENTE nada tem a ver com direitos humanos e sim com um condenado por assassinatos por uma justiça soberana. Agora, para quÊ o governo brasileiro gasta tanto dinheiro público com viagens internacionais, com projetos de cooperação entre blocos e bilaterais entre países se não cumpre uma questão saudável para o bem universal que é a da JUSTIÇA? Passem bem Lula e Battisti!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O CASO DOS BOMBEIROS DO RIO, O DISCURSO DO GOVERNADOR E O TROPA DE ELITE II

No caso dos bombeiros do Rio de Janeiros que estão em greve por melhores salários e melhores condições de trabalho o governador Sérgio Cabral não não tem sido político, no sentido de pensar as palavras. "Vândalos, criminosos" são algumas do repertório que compõe o seu discurso. Interessante que quando se tratam de aliados políticos, como no caso do ministro Palocci, da Casa Civil, de cujo partido Cabral é aliado, eles correm a defender "a honra, o caráter ilibado, a conduta irreparável, a postura irretocável" deles. E quando há provas, filmagens, fotos que provam o contrário, dizem que "não se pode prejugar, porque há o direito de ampla defesa, até o trâmite final de todas possibilidades de recursos, que demorará anos, certamente, até caducar o processo (é a jurisprudência!).
Mas no caso dos bombeiros não houve direito à defesa; são criminosos para o governador Sérgio Cabral, segundo sua sentença prévia, dada à opinião geral pela imprensa. Interessante essa postura, essa energia, essa agilidade. Será que a usa em todos os casos que enfrenta no seu Estado? No caso das milícias, por exemplo, o Cabral aparece ao lado de milicianos, como Gerominho, vereador que foi preso pela polícia civil, além de outros. Agora mesmo estou me lembrando de Tropa de Elite II... por que será? Ah, e também da copa do mundo, cujo palco principal será o Rio. Meu Deus!

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)