quarta-feira, 10 de outubro de 2012

POR QUE ME LEMBRO SE SOU BRASILEIRO?


Quando eu era menino, pelos treze e quatorze anos, e trabalhava de office boy no centro de São Paulo, deparava-me todos os dias com vários petistas vendendo “estrelinhas” vermelhas e pregando que os “brasileiros não tinham memória”, pois votavam nos velhos políticos e não neles. Não sei se estou doente ou não sou brasileiro, mas lembrei-me disso há pouco ao ler a “Carta aberta aos brasileiros” redigida por José Genuino, ex-presidente do PT na qual diz que o Supremo Tribunal Federal “cometeu injustiça” ao condená-lo por corrupção. Ontem eu já havia lido a declaração de José Dirceu e ambas trazem afirmações parecidas.
Não sei se ainda afirmam essa ausência de memória dos brasileiros, porém fiquei preocupado com essa minha repentina lembrança e procurarei um psicólogo, ou será que não preciso?
Será que os brasileiros estavam certo em não se lembrar e eu estou doente lembrando disso agora, assim tão automaticamente, misturando com minha infância de trabalhos no centro, distante de minha moradia em Guaianases, época em que deixei os estudos para voltar só mais tarde e concluí-lo de modo tardio, e, por salutar teimosia, ingressar em uma Universidade Pública?
Estou muito mal hoje: lembrei-me até de ouvir um discurso, em que se dizia, roucamente, de um governo puro, no qual corruptos não entrariam (Este discurso não era da igreja).
Lembro-me também de que dei pouco ouvido àquelas palavras e que continuei fazendo meus esforços por conta própria. No entanto, hoje me rói a dúvida: devo fazer análise, sentar-me no divã para que me livre dessas lembranças? O que farei, deixarei de ser brasileiro se continuar me lembrando? Será que esta minha luta continuará?

Elói Alves

 
Leia o primeiro capítulo de As pílulas do Santo Cristo romance de Eloi Alves: http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/10/as-pilulas-do-santo-cristo-1-capitulo.html
Abaixo, pode-se ler também o prefácio feito pelo escritor e mestre em Literautra Comparada pela FFLCH-USP prof. Edu Moreira: http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/11/prefacio-de-as-pilulas-do-santo-cristo.html

domingo, 7 de outubro de 2012

O RESULTADO DA URNA ELETRÔNICA É CONFIÁVEL? (Perguntero)

Um candidato, como muitos em todas as eleições, para o qual não apareceu nem seu próprio voto, foi ao juiz:
-Meritíssimo, mas não apareceu nem meu voto...
-Data vênia, vossa senhoria pode ter votado errado.
É possível isso? Pode ser, mas com quais provas se defende o juiz nesse caso. Qual a materialidade para seu argumento? Com que prova material prova o erro do eleitor, que nesse caso é também candidato?
Não há prova nenhuma. Ele deve “crer” na palavra do juiz.
E eu, acredito? Perdão, eu apenas pergunto.
Zé Nefasto Perguntero

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)