segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

LIVRO GRÁTIS - disponibilizado pelo escritor Elói Alves em PDF

          Em agradecimento aos preciosos amigos leitores por mais um ano em que me honram com a leitura de meus textos,  estou disponibilizando o arquivo completo do meu livro As pílulas do santo Cristo. Para recebê-lo gratuitamente basta enviar um email com o pedido para:  eloialves75@hotmail.com 
 
       Para quem não conhece a narrativa, abaixo postei o prefácio do romance, escrito por Edu Moreira, escritor, professor de literatura, e mestre pela USP.
   
       "Elói Alves nos leva a uma praça pública para experimentar as Pílulas de Cristo. Para os que têm fé, ou para os que acham que a têm, o autor oferece um pedaço de chocolate que curaria os males da humanidade. Um emplasto aos ignorantes, para lembrar o Bruxo do Cosme Velho epigrafado. Em tom irônico, o autor traça um panorama da modernidade das grandes metrópoles. A escolhida, com não podia deixar de ser, é São Paulo – seu centro, seu cerne, seu útero que pari violência, o estômago que digere a hóstia feita por mãos impuras. Uma organi-cidade onde o jeitinho, a corrupção, a apatia social, o estelionato são potencializados por uma população cansada, pobre e acima de tudo complexada.
      Placeborréia.
     Fé e ciência na verdade são dois lados de uma mesma moeda quando o objetivo é se dar bem. Em seu processo narrativo, Elói mostra a criação de um mito, de um mártir (ou mártires), o que para nosso país não é de fato difícil. Basta boa retórica, olhar carismático: pronto, criam-se mitos e organizações, assim como o PCC, o Comando Vermelho e a Universal do Reino de Deus.
      É mostrada a cidade visceral, repleta de gritos num tumulto amorfo. As ruas do centro tornam-se centopeias e perambulam por si mesmas, em círculos, quadrados, quarteirões e desenhos geométricos vistos de cima, de baixo e do subsolo. Tipos das mais variadas estirpes urbanas são explorados pelo autor. Transeuntes que habitam às margens da lei e da cidade. - Se queres um relógio, terás facilmente, se queres uma carteira do exame da Ordem, terás, se queres um atestado médico terás, se queres o CRM, terás, e tudo isso limpo, limpo. – Porém nada é limpo na literatura de Elói; as relações humanas são rebaixadas ao nível da cordialidade falsa, da educação contraditória, da ajuda traidora e da atenção conveniente.
     (...)"

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)