sábado, 10 de novembro de 2012

A EDUCAÇÃO E A DITADURA POLÍTICA (Perguntero)

      Sabe-se que com uma má educação, o nível de discussão torna se cada vez mais baixo. É sabido também que mesmo os “formados” muitas vezes não acompanham com profundidade muitas das relevantes discussões políticas, históricas e sociais, uma vez que o nível da educação em geral é infelizmente baixo. Prova cabal disso é o deslavado nível de fanatismo de tanta gente que se acha “sabido”, na verdade são intolerantes a diferenças de opinião, de gosto em todos os níveis. Super valorizam sua visão de mundo – que para cada um nunca é míope - em detrimento de outras. Querem que prevaleçam seu time, sua religião, seus hábitos, o gosto dos iguais, seu partido- e mesmo dentro desse, quer que governe seu líder preferido e até pessoal.
      Nossa sociedade ou nosso “amontoado de indivíduos” mostra ainda que está bem distante de uma razoável boa convivência entre as diferenças, ainda que seja bonito defendê-la discursiva e teoricamente. Inicia-se pela indiferença com o outro para recair finalmente no conformismo de todas as espécies.
       Aliás, será que há interesse de que as coisas sejam realmente discutidas? Há entre nós o gosto pela dialética, pela “outridade”, pela audição da narrativa alheia, pela experiência do outro? Por que os temas que realmente importam são jogados à margem das discussões políticas e não entram nas campanhas eleitorais, e menos ainda circulam no congresso, que deveria ser a maior casa de debates? Por que o instituto do plebiscito é historicamente negado aos cidadãos no Brasil e quase em toda parte do mundo?
       E - a última, se me permitem - se um líder político que tenha grande poder de convencimento popular e fás incondicionais decretar ditadura política, esses seus fás lutarão contra ele ou o ajudaram a acabar com a oposição que restar, aniquilando-a?
Zé Nefasto Perguntero

Leia o primeiro capítulo de As pílulas do Santo Cristo romance de Eloi Alves:
http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/10/as-pilulas-do-santo-cristo-1-capitulo.html
Abaixo, pode-se ler também o prefácio feito pelo escritor e mestre em Literautra Comparada pela FFLCH-USP  prof. Edu Moreira: http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/11/prefacio-de-as-pilulas-do-santo-cristo.html

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Capa do livro AS PÍLULAS DO SANTO CRISTO

Esta é capa do livro "As pílulas do Santo Cristo", romance de minha autoria, cujo lançamento será realizado no dia 27 de novembro, no Restaurante Rose Velt, praça Roosevelt, 124, centro de São Paulo, das 19 às 22 h. A editora é a Linear B.

Leia o primeiro capítulo de As pílulas do Santo Cristo :http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/10/as-pilulas-do-santo-cristo-1-capitulo.html

Abaixo, pode-se ler também o prefácio feito pelo escritor e mestre em Literautra Comparada pela FFLCH-USP Edu Moreira: http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/11/prefacio-de-as-pilulas-do-santo-cristo.html

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)