sábado, 2 de julho de 2011

MORRE ITAMAR FRANCO UM DIA APÓS ANIVERSÁRIO DO PLANO REAL

O ex-presidente Itamar Franco (1992-1994)morreu hoje em São Paulo aos oitenta e um anos, no hospital Albert Einstein, vítma de um AVC, acidente vascular cerebral. Atual senador por Minas Gerais, Itamar presidiu o país durante a crise pós-impedimento (impeachment) de Fernando Collor. Em seu governo, tendo Fernando Henrique Cardoso como ministro da fazenda, elaborou-se o maior plano da história econômica nacional: o plano real, que completou dezessete anos ontem, dia primeiro de julho. O plano real derrubou a híper-inflação que chegou a um pico de cinco mil ao ano, trouxe estabilidade econômica para o país e permitiu a eleição de FHC como sucessor do presidente Itamar Franco. Em sua biografia consta também o cargo de embaixador na Itália, em Portugal e na OEA, Organização dos Estados Americanos.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O CLIMA DE LUA DE MEL ENTRE A PRESIDENTE DILMA E FHC EM BRASÍLIA E A RETÓRICA DE LULA


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu ontem em Brasília mais uma parcela das muitas homenagens que tem recebido no mês em que completou oitenta anos. No senado houve discursos de integrantes de várias tendências partidárias, até mesmo o presidente da câmara, o petista Marcos Maia, fez elogios a FHC. A atriz Fernanda Montenegro leu trechos da carta em que a presidente Dilma se dirige ao ex-presidente para felicitá-lo. Este clima mostra um momento de rara racionalidade na história política brasileira, sobretudo após um momento de guerra e ódio que foi o da última campanha presidencial, e nos oito anos de conflitos de Lula com seus adversários. A alegria de Fernando Henrique com os elogios veio com uma frase de espanto; “Meu Deus, será que eu já morri? Porque, em geral, no Brasil, só se fala bem, depois que morre”. É difícil dizer qual a data de validade deste comportamento racional e gentil. De todo modo, a presidente Dilma tem dado uma cara nova para si e para seu governo, com o ato digno de estender a mão a um homem de importância decisiva na história recente do Brasil. Importância que muitos deixaram de ver, inclusive no meio intelectual e jornalístico, que erraram repetidamente na avaliação equivocada e exagerada da retórica de Lula: “Nunca antes nesse país!"

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CABRAL, GOVERNADOR DO RIO, DIZ TER ERRADO AO CHAMAR BOMBEIROS DE "VÂNDALOS", APÓS IMPRENSA MOSTRAR AMIZADE COM EMPREITEIROS

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse hoje que errou ao chamar os bombeiros que faziam greve por melhores salários de “Vândalos”. Na ocasião Cabral deu declarações à imprensa ofendendo o corpo de bombeiro carioca dizendo muito mais coisas do que essa pela qual pede desculpa, como mostramos na nota publicada aqui com o título de “ O CASO DOS BOMBEIROS DO RIO, O DISCURSO DO GOVERNADOR E O TROPA DE ELITE II, que está entre os textos mais lidos aqui.”. Este recuo de Cabral não é gratuito, nem um pouquinho. Desde que o caso veio à tona, muita gente foi para a Assembleia Legislativa carioca protestar. Passeatas reuniram milhares de manifestantes pelas ruas fluminenses em defesa dos bombeiros, que agora foram anistiados da invasão do quartel. Curiosamente também esta fala arrependida de Cabral vem na hora em que a imprensa nacional mostra suas relações com empreiteiros de obras públicas, como Eike Batista, do grupo EBX e Fernando Cavendish, dono da Delta Construções, que tem aumentado no seu governo, além de uso de seus aviões para viagens. Bem interessante esta fala mansa de agora, diferente do linchamento público que fez do corpo de bombeiros dias atrás.

terça-feira, 28 de junho de 2011

O EMÍLIO, DE ROUSSEAU, E OS NOSSOS HOMENS GRANDES

O filósofo J. J. Rousseau dizia que o homem nasce bom e a sociedade o corrompe. Sobre isso vejamos: Há crianças que são nos primeiros anos réplicas da beleza e "fofura". Há ainda outras que são exemplos da própria inteligência, sem falar de algumas que nascem, ao que parece, com uma boa gramática na cabeça, adequando à norma regência verbal e preposições. Mas logo...! Logo temo-las homens grandes. Não grandes homens, certo? Com todos os vícios, até mesmo a saudade patológica da infância ou criminosamente pedófilos. Sem falar da corrupção, roubo, asssssssassinatos, latrocccccínios, a incompetência e a preguiça com a busca da melhora como pessoa humana. O quê será que acontece com o nosso fermento? Será que o Emílio quando cresce muda de nome? Vamos, diga Rousseau?
Zé Nefasto Perguntero

domingo, 26 de junho de 2011

NOTA SOBRE A MORTE DO EX-MINISTRO PAULO RENATO E A VIDA DA EDUCAÇÃO?

Paulo Renato de Souza, ex-minstro da educação, morreu ontem na cidade paulista de São Roque de infarto fulminante, aos sessenta e cinco anos. Ele foi o responsável pela criação do Enem (Exame nacional do ensino médio) e do Fundef (Fundo de manuntenção e desenvolvimento do ensino fundamental. Homem culto, de bom tom e de boas ideias poderia ainda contribuir com seu trabalho a favor dessa área moribunda que é a educação no Brasil. A educação em todos os níveis não tem valido nada. Vale o dinheiro, importando menos o respeito, a boa convivência entre as pessoas, o aprendizado e a capacitação. Espero que o Enem tenha vida longa e boa saúde. Para que os estudantes não tenham dor de cabeça com problemas que não sejam da resolução da prova, nem com vazamento dela ou prejuizo com anulação de questões.

O JOGADOR DE FUTEBOL ROBERTO CARLOS, OS RUSSOS, BORIS YELTISIN E OS MACACOS

O lateral esquerdo Roberto Carlos vem sendo hostilizado nos estádios da Rússia, onde joga atualmente. Na última semana lhe jogaram uma banana no momento em que atuava pelo seu time. Esse comportamento não é novo, por repetidas vezes tem ocorrido em vários países da Europa, chamada civilizada e de primeiro mundo. Os jogadores de origem africana e sul-americana são chamados de macacos e coisas semelhantes. Agora, o que querem dizer com isso? Que tais jogadores são inferiores a eles e por isso são como macacos? E eles são melhores e superiores?
Não defenderei o jogador brasileiro, porque ele não precisa. É boa gente, tem boa cabeça, está rico e muito bem sucedido na carreira. É tão bem sucedido na carreira que, já veterano, ganha milhões dos milhares de russos que se acotovelam e pagam caro para vê-lo em campo; uma vez que estão desfalcados das famosas habilidades do muitíssimo sóbrio Boris Yeltisin (este realmente me encantava com sua arte).
Mas, e os macacos? Ah macacos de minha América querida! Não seria preferível um lindo macaquinho à vizinhança e à amizade de alguns europeus como o russo Stalin? E Hitler? Ou será que aos nosos indomesticáveis saguizinhos as camareiras da América do Norte vão preferir a amizade do maravilhoso e gentil europeu do FMI, o francês Domenique Strauss-Kahn, que quase chega a presidente da França? Nada disso! Na verdade nossa América infra-equatoriana é muito perigosa, pois, por ter vindo para cá, o grande orador padre Antônio Vieira foi levado ao tribunal da “Santa Inquisição”, que era europeia e queimava vivo seus irmãos por todo o seu belo e excelente continente, que o inteligente burguês aprecia onde esteja. Ai, deixa para lá este papo que vou pegar uma exótica aula de higiene diária com os indígenas da Amazônia. Será que ainda aprendo? Não sei, com tantos séculos de civilização na cabeça! Alguém aí tem um bom perfume?
Zé Nefasto Perguntero

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)