quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

A FRALDA DOBRADA



Uma inexplicável associação entre o zumbido de uma mosca à janela do ônibus, que me levava de férias por um sítio montanhoso, a um roído silencioso e intermitente que há tempo também andava de férias, fazendo escavar um curioso feito de tempos atrás, em que um colega de trabalho, admirado por mim, tão estreitamente que já amigos, fez-me inutilmente procurar a razão de um ponto solto.
Na volta para casa, ao fim da tarde, parou ele a uma banca em que se vendiam fraldas; pegou uma, entre várias que estavam sobre a bancada, e examinou-a; esticou o tecido, remexeu-o levemente e concluiu a compra num diálogo amistoso com o comerciante.
Pouco depois, à mesa do café, mais à frente, uma ventania anunciou a proximidade de uma forte chuva de verão; meu amigo pegou o cartão para pagar a conta e pediu que cobrasse também o meu café; a que respondi, agradecendo-o, que já havia pago.
Antes de sairmos, ele examinou o embrulho da fralda, e, abrindo, lentamente desdobrou-a em duas.
-Não era uma? – perguntei.
-Era, e esboçou um pequeno riso que morreu logo.
À porta, o vento, mais forte agora, derrubou uma placa de propaganda; saímos rapidamente, e, separando-nos, cada qual correu ao caminho de sua casa.
Por algum tempo o roído silencioso cozeu-se àquela lembrança, cosendo-me alguma inútil resposta.
Vi-o pagar sempre sem regatear ou questionar; muitas vezes dar esmolas, gorjetas, mandar um sorriso sóbrio aos ingratos; sempre polido, com voz tranquila e movimentos modestos, nada a combinar com a sutil dobra da fralda, que ele ajeitara tão habilmente enquanto dividia uma boa prosa com o homem que lhe vendia e que era ao mesmo tempo  logrado por ele.
-Quando desfralda teu filho? -. Perguntei-lhe certa vez.
-Logo; parece que o pequeno tem pressa-. Disse-me num tom que achei gracioso.
Por esse tempo, não sei se por alguma razão inarticulada, juntei ao léu os verbos desfraldar e defraudar. Não era, então, hábito meu esmiuçar semânticas, mas ocorreu-me logo que eram verbos opostos: um liberava a criança, para escalar o edifício da vida; outro causava dano a outrem, arruinando o que se construía. Ora, porque ele, tantas vezes nobre e correto, sutilmente, e sem outra necessidade, juntara as fraldas, pagando apenas por uma?
Teria achado caro? Nesse caso, certamente compraria de outro. Ou quisera simplesmente impressionar-me com a habilidade de duas mãos leves? Talvez nesse caso o hábil tivesse sido o comerciante, que, ganhando menos, conservava o cliente e abençoava a paz e a saúde que serenavam sobre sua casa.
Não atinei, então, nem agora, com alguma razão, que por acaso haja; meu amigo vai já por caminhos distantes que desconheço (que lhe sejam bons!), e peço a essa mosca zumbidora que deixe livre o meu fim de viagem.
Elói Alves


Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)