domingo, 8 de janeiro de 2017

Análise de AS PÍLULAS DO SANTO CRISTO, por Thiago Martins


A princípio, os três alunos de medicina, Pedro, Silvano e Teodoro resolveram de alguma forma usar a criatividade para juntar alguns trocados e pagar o aluguel do local onde moravam e os manter na faculdade de medicina.

      Entende-se claramente que as pessoas que vão até eles, não buscam apenas as pílulas, cria-se um vínculo onde a afável atenção dos estudantes para com as pessoas que os procuram serve apenas como um alívio das mesmas. Elas encontram neles o afago, o amor e confiança para que elas possam desabafar sobre suas vidas e serem aconselhadas.

O papel desses estudantes se assemelha a de um psicólogo, até mesmo um padre ou pastor. Como agradecimento, eles recebiam dinheiro ou outras coisas de valores como doação e assim se mantinham.

O autor, Elói Alves, possui um refinado detalhe com o nome de cada uma das ruas e as características de cada lugar. Isto mostra a veemente ligação entre autor e a região central da cidade na qual se desenrola a trama narrativa.

O desfecho desta história é realmente maquiavélico, a bondade insólita desses três jovens se corrompe, no final dessa história é visto com reluzência. O que no começo era apenas um plano provisório para voltarem a se dedicar no curso de medicina, acabou mudando e tido como principal objetivo para se sustentarem e largarem o curso em seu último ano.

Aproveitaram-se da carência e dos problemas de cada pessoa, para conseguirem o que realmente queriam. Isto é algo corriqueiro em algumas igrejas e vai mais além, pessoas que ajudam outras apenas pela mídia e repercussão, visando aonde isso irá chegar e até mesmo empresas fazendo aquelas campanhas emotivas para mostrarem que elas também ajudam quem precisa. (Exemplo disso é a música ''Mozão- Lucas Lucco'', onde no clipe ele ama uma garota que é diagnosticada com câncer e ele a apoia e lhe dá o respaldo em todo momento. Nem preciso dizer o quanto isso fez bem para a propagação na imagem do cantor, certo? Não fazendo crítica ao cantor, estou apenas tentando mostrar o outro lado da moeda).

Agir pelo bem, não é só um ótimo marketing, como pode lhe trazer rios de dinheiro, de bônus você ainda se blinda das críticas. Ai, daqueles que criticam. Pois quando alguém ousa criticar tais atitudes nobres, será lançado ao fogo.


Thiago Martins é acadêmico de Direito em São Paulo e autor de textos em prosa.

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)