sexta-feira, 13 de julho de 2012

CASA DE RELÓGIOS

Nasci numa casa de relógios
Quando dei por mim, estavam os ponteiros a bater
Era-me tudo brincadeira
Divertia-me com o controle dos homens

Fiz muito tic tac e risquei meus relógios pelo chão
Mas me entristecia ao ver papai à porta:
-Está na hora!

Teimei muito em aprender as horas
Não atinava com seu ofício
E também não a apreendia
Caiu-me o mundo quando acabou a brincadeira

Deram-me na primeira lição de inglês:
“What time is it?”
Em todas as línguas há horas e relógios

Para que existem os tempos e as estações?
Sempre me encantou a estação das flores
Mas passa depressa e as flores murcham

Havia um relógio que me assustava
Era um globo do mundo
Para que um relógio do jeito do mundo?

Minha mãe colocou um relógio no meu pulso e disse:
-Não se atrase!
Até hoje estou atrasado.

Tenho muitos relógios, mas eles não se acertam
Enlouqueço com os fusos horários
Meu coração não está no compasso de minha cabeça

Há tempos que estou apertando os passos
Mas minhas pernas não são ponteiros
Nem meus meridianos possuem a mesma distância

Quantas horas terá o tempo?

Os horários não são iguais
Nem em Tóquio nem Moscou
Mas nunca deixam de impor o seu ritmo

A grande torre dá as horas para toda a cidade
Meus passos obedecem prontamente
E arrastam o resto de mim

Há um horário oficial
Eu não tenho desculpa
O relógio é frio e não diminui o seu ritmo

O tempo não pode ser contido

Devo esperar as horas
Se elas nunca me esperam?

Meu avô me deixara seus relógios
Eram relíquias de seu velho pai
Estão impregnados de muitas histórias
E marcam as minhas, antes que eu passe

Ainda darei de ombros a todos os relógios

Elói Alves
do livro:

4 comentários:

  1. Poderíamos exterminar todos os relógios, sejam cucos, à corda, quartzo , digitais... ainda assim, o tempo inexorável não nos deixaria parar...
    Obrigada por me privilegiar com seus escritos, leva tempo produzi-lo mas se tornarão eternos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ira, muitíssimo grato, querida, por sua leitura e palavras meigas; beijos gratos, que o tempo nos seja agradável!

    ResponderExcluir
  3. Sem que seja necessário ouvirmos o tic tac! beijos

    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)