sábado, 27 de maio de 2023

NOTAS DE SUCESSÃO HEREDITÁRIA

 

ABERTURA DA SUCESSÃO E TRANSMISSÃO DA HERANÇA

 

Segundo o artigo 2º, do CC - Código Civil brasileiro em vigor (Lei 10.406. de 10/01, de 2002), a existência da pessoa natural termina com a morte, a partir da qual dá-se a sucessão hereditária.

Com o falecimento do autor da herança, até a partilha, o direito dos herdeiros sobre a propriedade e posse da herança é indivisível, sendo os herdeiros condôminos dos bens sob partilha, regra do Livro V, do CC, art. 1.791.

Sobre o momento em que se abre a sucessão hereditária, o entendimento jurídico é pacífico, não havendo discussão interpretativa sobre o tema. Falecido o autor da herança, transmite-se ela, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários.

O jurista e professor Carlos Alberto Gonçalves, a propósito da ausência do autor da herança, lembra a instantaneidade da transmissão da herança diante da ocorrência do falecimento. Segundo o Prof. Gonçalves, não pode haver direito subjetivo sem autor:

“Como não se concebe direito subjetivo sem titular, no mesmo instante em que aquela acontece (morte), abre-se a sucessão, transmitindo-se automaticamente a Herança aos herdeiros” (Direito das Sucessões, 2011, v. 4, p. 13).

A redação da lei civil é clara neste sentido, determinando que a herança se transmite desde logo, tendo sido aberta a sucessão (art. 1784).

Desse modo, tanto o entendimento dos doutrinadores, especialistas no tema, como a prescrição legal não deixam dúvida sobre o momento da transmissão da herança, que se dá no momento da passagem do de cujus, não sendo concebível a existência de vacância na titularidade da herança.

Elói Alves atua como advogado em São Paulo, é professor, formado em Letras pela Universidade de São Paulo-USP e em Direito pela FMU, autor, entre outros, dos livros O olhar de lanceta: ensaios críticos sobre literatura e sociedade, do romance As pílulas do santo Cristo, do livro de poesias Sob um céu cinzento e de Contos humanos; foi revisor de importantes obras literárias e jurídicas. Email: eloialves75@hotmail.com

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)