quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O RÍDICULO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

       Os escandalosos tumultos que estão marcando a passagem da blogueira cubana,Yoani Sánchez, pelo Brasil é típico de nossa estrutura política desorganizada e pueril e de nossa formação cultural e educacional tão problemática, mas não é só isso, infelizmente.
      No Brasil ainda se confunde liberdade de expressão com a intolerância ao direto de pensar diferente, de caminhar por caminho alternativo. A tentativa de impedir a cubana, que se opõe ao regime que vigora em Cuba a cerca de meio século, de visitar este país mostra exatamente as tendências totalitárias que ainda permanecem em nossa sociedade e no comportamento político de suas organizações partidárias e do sectarismo político cego, aderente somente a interesses de grupos.
       Agitações dessa estirpe mostram ainda a incapacidade de se conviver com ideias diferentes e a face ditatorial de quem se fecha à crítica, como na frase histórica do "ame-o ou deixe-o" que se pode traduzir em cale-se ou mude-se de país. Este comportamento insensato apenas dá à blogueira um espaço na mídia que sem alarde ela não conseguiria e sua visita seria bem mais discreta.
       Quanto ao regime dos irmãos Castro, não se trata de negar suas grandes conquistas, em relação aos desmandos de Fulgêncio Batista, quando a Ilha era apenas "um parque de diversão para os turistas e para os interesses norte-americano. A questão primordial é - e isto diminui seus acertos - que o regime de Fidel e Raul tornou-se cruel para todo cidadão cubano que pretenda pensar diferente, a quem, se o fizer, terá certamente como inimigo todo o aparato daquele Estado.
Elói Alves
 


 
 

Um comentário:

  1. Todas as pessoas devem ter o direito de dizer o que pensam, mas nosso país anda mesmo assim, as pessoas só aceitam opiniões iguais as delas.
    Que exista algum ganho com determinado governante pode-se ver, mas se o que se perde é maior, como o direito de se expressar, nada justifica.
    Infelizmente as pessoas pregam a defesa dos direitos, mas quando isto bate de frente com os seus ideias, mostram que na verdade defendem apenas sua própria ótica.
    Neste momento vemos o tamanho do fundamentalismo que toma conta de nosso país e isto deve nos preocupar.
    As pessoas que criticam o Governo Militar são tão ditadores como aqueles a quem dizem combater.
    Parabéns pelo texto Eloi

    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)