segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O GOVERNO E OS VICIADOS

     
       Um homem que alugou meus ouvidos em uma fila em que aguardava para pagar conta, hoje à tarde, disse-me, interrompendo minha leitura, "que dar dinheiro aos políticos na forma de impostos ou em quaisquer outras formas é como dar uma farmácia para um viciado tomar conta".
       Não quis concordar com ele, mas também não iria discordar; achei que tão-somente bastava fazer uns grunhidos ininteligíveis e olhá-lo de soslaio e concentrar-me na minha leitura bocageana.
         Mas achei muito injusta a danada da comparação, pois seriam mesmo os políticos um bando de viciados em dinheiro? E, como se doesse pouco, viciados em dinheiro alheio? Fruto de suor  derramado de gente, de  humanos?
       Acho também que este maluco não terá o apoio do povo nesse seu pensamento insano nem achará, nestas terras a nenhuma outra igualáveis, alguém que apoiará tão injusto raciocínio.
       O povo, embora reclame aqui e acolá, com seu charme de quem acorda maldormido, não tem sempre estado com o governo e com os governos? Desde sempre não está ele até mesmo louvando seus pais magnânimos e os construtores de sua verdadeira felicidade nacional? O futuro grandioso que ninguém nunca antes lhe dera? Não é o governo o único regedor das maravilhosas alegrias cantadas em todos seus discursos heroicos? Não há mesmo quem nos seja capaz de esmurrar-nos se ao menos ousarmos tocar levemente no sagrado nome de seus paizinhos políticos?
       Pois bem, deixe-me, seu louco, com o meu Bocage porque eu e nem povo lhe daremos quaisquer ouvidos.

Zé Nesfasto Perguntero


 


6 comentários:

  1. Poxa Eloi, a gente nem sabe como definir a parafernalha governante que vemos sugar nossos impostos. Mais uma vez vem a público os partidos contrários afirmando que passamos quase 5 meses trabalhando para pagar impostos, mas vemos que ninguém tem feito nada para mudar isto.
    Na verdade, são eleitos novos seres, mas eles tornam-se 'parafernalha' e como tal para nada serve a não ser o que se destina, roubar os cofres públicos.
    Com o que comparar estes bandidos?
    A quem culpar pelo fato de serem eleitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo grato, Beth, por sua contribuição com o tema, fico feliz por suas análises e excelente interação; abraços gratos!

      Excluir
  2. Analisando bem a frase,eu acho que tem até um pouco de verdade comparar os governantes como viciados ,porque se até matam uns aos outros para ocupar os lugares,para ajudar o povo eu sei que não é,na minha opinião politico nenhum entra com esse pensamento de ajudar o povo, o foco deles é o dinheiro nada mais,como se explica tantos que se arrecada em impostos nesse Pais e o povo sem beneficio nenhum ? , O engraçado nisso tudo é que o povo colabora com isso , muitos fecham os olhos para os viciados em drogas,assim como fecham para os políticos no dia da eleição.... Bjos Eloi.

    ResponderExcluir
  3. viciados? obcecados?Caberia ambas ou mais significados para definir tais políticos.meus dias de vida permitem hoje ver muitos deles sendo aposentados por vários mandatos que perduraram quase metade de suas vidas.Seria os motivos disso a intenção de ajudar a melhorar as condições humanas dando-lhes uma vida melhor e mais digna ou é aprova de que são um bando de viciados e dinheiro?Pior que isso,quem deveriam está sendo beneficiados através das políticas públicas de interesses gerais,são os que alimentam e mantém os vícios de tais políticos e ainda não iventaram um antídoto contra tais vícios ou ainda não tiveram a coragem de aplicá-lo.abraços,Amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo grato, Marilene Ribeiro; ótimo tê-la como comentarista aqui na página também; sempre dialogando e ampliando os temas; abraços gratos, amiga preciosa!

      Excluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)