terça-feira, 17 de julho de 2012

O MENINO QUE ESCAVAVA A TERRA

       O menino senta-se na calçada e olha em volta procurando algo. Estende a mão, sem erguer-se, e pega um caco de telha escuro. Cava um pequeno buraco e o limpa com os dedos. Depois o remexe, dando lhe uma forma oca, como uma metade de casca de ovo; sempre a tatear com as pontas dos dedos, retocando-o como um pequeno artífice.
      À sua frente, na rua do morro, sobe a polícia vagarosamente. O homem já está lá há muitas horas, sob os jornais que o ocultam. O menino curva-se, chegando o rosto ao buraco e o assopra, com os olhos fechados. Olha-o com contentamento, num êxtase mudo que lhe corre por dentro.
     Arrasta-se, ainda sentado sobre o chão de terra frio. Calcula com os olhos e recomeça o trabalho. Escava com a telha e depois a gira em contorno, como se enlaçasse a lua cheia. Assopra, tete a tete, o pequeno orifício e o dedilha, puxando a frescura da terra pelos pequenos dedos. Assopra agora mais de perto e ergue o tronco sobre as pernas cruzadas. Sossega por instantes na contemplação quieta de sua obra.
      Um enorme carro preto sobe o morro sem pressa.
      -O rabecão chegou- diz um homem a um outro no meio da rua.
      O menino repete o exercício sem descanso, reparando com os dedos a espessura do terceiro buraquinho, sem pressa. No quarto, o pequeno termina a sua obra; mas não descansa. Leva a mão ao bolso e retira duas bolinhas de gude.
      Um carro de polícia passa pela rua. Um outro o segue, mas pára. Os policiais descem e olham as casas.
      A mãe do menino olha do tanque de roupas, procurando no quintal e à frente da casa pela rua, mas não o vê. Fecha a torneira e vem ao portão com o avental escorrendo água e chama o menino em voz alta:
      -Saia do barro, filho e vá brincar lá dentro!
      Ele guarda as bolinhas no bolso da calça e caminha silenciosamente para casa.

Elói Alves

Leia o primeiro capítulo de As pílulas do Santo Cristo romance de Eloi Alves:
http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/10/as-pilulas-do-santo-cristo-1-capitulo.html
Abaixo, pode-se ler também o prefácio feito pelo escritor e mestre em Literautra Comparada pela FFLCH-USP prof. Edu Moreira: http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/11/prefacio-de-as-pilulas-do-santo-cristo.html

5 comentários:

  1. Que cena doce de natureza e menino, brutalmente interrompida pela triste realidade... A rua que pertence ao menino, agora tomada pela viatura!
    Essa mãe, eu vi, e como ela também apreendi, na proteção ao menino. Agradeço o suave desfecho!
    Disse e repito, sua capacidade de narrar e nos envolver com detalhes é fantástica! Parabéns Eloi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, cara Ira, por sua apreciação gentil, querida amiga! Abraços gratos!

      Excluir
  2. Poxa Eloi, sofri em silêncio com o menino.
    Só quem conhece a brincadeira solitária e tosca, sem muitos artifícios, sabe o que o pequenino sentiu ao caminha calado, com suas preciosas bolinhas de gude, de volta a segurança do lar.
    Doeu-me a alma...
    Elisabeth Lorena Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beth, muito grato por sua leitura e pelas palavras singelas. Delicadas questões...beijos gratos, querida!

      Excluir
  3. De Marilene Ribeiro: "Posso ver tranquilidade e paz nos gestos da mãe! Elas independem, às vezes ,de circunstâncias. Gostei do desfecho!Quando esperava que fosse chamar o filho preocupada com as viaturas, falou da saída do menino do barro! Lindo, amigo!" pelo facebook

    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)