domingo, 26 de junho de 2011

O JOGADOR DE FUTEBOL ROBERTO CARLOS, OS RUSSOS, BORIS YELTISIN E OS MACACOS

O lateral esquerdo Roberto Carlos vem sendo hostilizado nos estádios da Rússia, onde joga atualmente. Na última semana lhe jogaram uma banana no momento em que atuava pelo seu time. Esse comportamento não é novo, por repetidas vezes tem ocorrido em vários países da Europa, chamada civilizada e de primeiro mundo. Os jogadores de origem africana e sul-americana são chamados de macacos e coisas semelhantes. Agora, o que querem dizer com isso? Que tais jogadores são inferiores a eles e por isso são como macacos? E eles são melhores e superiores?
Não defenderei o jogador brasileiro, porque ele não precisa. É boa gente, tem boa cabeça, está rico e muito bem sucedido na carreira. É tão bem sucedido na carreira que, já veterano, ganha milhões dos milhares de russos que se acotovelam e pagam caro para vê-lo em campo; uma vez que estão desfalcados das famosas habilidades do muitíssimo sóbrio Boris Yeltisin (este realmente me encantava com sua arte).
Mas, e os macacos? Ah macacos de minha América querida! Não seria preferível um lindo macaquinho à vizinhança e à amizade de alguns europeus como o russo Stalin? E Hitler? Ou será que aos nosos indomesticáveis saguizinhos as camareiras da América do Norte vão preferir a amizade do maravilhoso e gentil europeu do FMI, o francês Domenique Strauss-Kahn, que quase chega a presidente da França? Nada disso! Na verdade nossa América infra-equatoriana é muito perigosa, pois, por ter vindo para cá, o grande orador padre Antônio Vieira foi levado ao tribunal da “Santa Inquisição”, que era europeia e queimava vivo seus irmãos por todo o seu belo e excelente continente, que o inteligente burguês aprecia onde esteja. Ai, deixa para lá este papo que vou pegar uma exótica aula de higiene diária com os indígenas da Amazônia. Será que ainda aprendo? Não sei, com tantos séculos de civilização na cabeça! Alguém aí tem um bom perfume?
Zé Nefasto Perguntero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)