sábado, 20 de agosto de 2011

MINISTRO DA EDUCAÇÃO VAI À BRASILÂNDIA. EDUCAÇÃO DEVERIA SER UM IDEAL DO NASCIMENTO À MORTE






A arte e a leitura, na escola e na vida fora dela, ajudam a mudar hábitos prejudicias à educação contínua dos indivíduos e mostra encantos e novos horizontes







Muito boa a ida do ministro à região, uma das mais carentes da Zona Norte. Morei e lecionei na Brasilândia. O ministro tem o apoio de Lula para Prefeitura de São Paulo, embora Marta não abra mão da vaga. Ele não é do ramo, infelizmente. O PT tem quadros melhores para a Pasta da Educação. Tinha começado muito bem, com Cristovam Buarque, mas Lula o demitiu por telefone. Há muitos erros no ministério, e como a presidente Dilma vem surpreendendo positivamente, espero que ela os enfrente a efeito. Mas a luta é travada, devido à base fisiológica que tem. Uma das pessoas que tem lutado muito pela educação na região, com cursinho que complementa formação escolar pública deficitária, agregando voluntariado de peso, como gente da USP, da Unesp, e Federais, é o sociólogo Daniel Mariano, de cujo projeto tive a honra de participar. Infelizmente a educação não é um ideal em nossa sociedade, menos ainda nos meandros políticos. O próprio presidente Lula nunca foi um apologista da educação em nenhum nível. E educação não começa e termina nos bancos escolares. O indivíduo humano deve buscar a educação do nascimento à morte, se reeducar continuamente e ter ideal de melhoras como pessoa humana. De auto-compreensão, de conhecimento de seu próprio corpo, de sua mente, buscar entender de gente. Hoje, infelizmente, a compreensão do ser, a busca de avanços como pessoa, como ser humano é um anseio desusado e fora de cogitação. Quero aproveitar para dedicar aos meus companheiros e ex-alunos da Brasilândia o prêmio lierário, Valeu Professor 2011, que recebi da Prfeitura de São Paulo nesta semana. Ele reflete bastante essa luta.

Elói Alves do Nascimento

2 comentários:

  1. Muito legal Eloi... principalmente o premio que voce recebeu. Podemos ter acesso ao texto do premio? Rs... to curioso pra saber qual foi... sabe que tenho acompanhado seus passos... ainda que um pouco distante fisicamente... Quero estender a homenagem que fez a mim, referindo a luta pela educacao, aos meus companheiros do cursinho... eles, todas e todos sao lindas pessoas... vamos continuar o proximo ano... e tudo indica que daremos passos importantes.. pela educacao de qualidade! Um forte abraco!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Daniel, obrigadíssimo. O texto sairá em livro da Prefeitura dia 07 de Outubro em lançamento na Biblioteca Mário de Andrade, na rua da Consolação no centro histórico de São Paulo, às 18 h. Gosto muito do seu trabalho e de sua equipe. Parabéns! Abraço grande.

    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)