quinta-feira, 3 de abril de 2014

BRASIL É O PAÍS QUE MAIS DESVIA IMPOSTOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, DIZ ESTUDO

         O Brasil é o país que menos devolve os recursos dos impostos para os cidadãos em serviços públicos, aponta estudo divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Entre os 30 países com maior carga tributária, o Brasil é o que menos investe o dinheiro arrecadado em impostos no melhoramento dos serviços públicos, sobretudo os que objetivam o atendimento de necessidades básicas.
         Pior que a confirmação dos dados coletados por estudiosos não é novidade alguma. A certeza desses fatos é percebida claramente por cada um dos milhões de cidadãos que utilizam todos os dias os serviços públicos precários, que em vários setores beiram a falência total.
        A desfaçatez é tão evidente que sempre pode ficar pior que o caos instalado. O transporte público em São Paulo, por exemplo, sempre super lotado, agora tem os trens do metrô e da CPTM parando a toda hora, deixando inclusive usuários presos em túneis, sem respiração, e muitos deles andando pelos trilhos desesperados. Há um ano, sob pressão dos protestos populares, prometeu-se bilhões para “mobilidade pública”, termo usado inicialmente pelo movimento Passe Livre, mas passado o sufoco dos gritos populares, nada se fez. Interessante que a Promotoria em São Paulo nada diz sobre essa calamidade.
        Não se trata, na verdade, de má administração do dinheiro público, nem de desconhecimento das necessidades da população, trata-se de roubo, de assalto ao povo, aos cidadãos. Aliás, no Brasil acabaram-se os desvios de quantias como milhares; os desvios vão sempre para casa do bilhão, dos bilhões, nem os cineastas que produzem filmes de bandidos produzem ficção como a realidade da roubalheira na política brasileira.
Elói Alves
 
Leia também:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)