quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ERVAS DANINHAS

Terra do café de gosto bom
Do açúcar pra adoçar tão longe
Terra à vista que esticou os olhos de Caminha
De flores, de cores, de sementes boas
Chão fresco e bom para acolher o mundo
Mas, meu Deus, por que brota tanta erva daninha?

Elói Alves


Consultoria Linguística:
http://www.escritoreloialves.com.br/p/blog-page.html

5 comentários:

  1. Quão difícil conviver com os desmandos em terra que abundante oferece o que há de melhor em natureza mas apodrece pela natureza humana! Parabéns Elói, lindo mesmo, são versos verdadeiros que se afloram de um coração sensível quão doído!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, cara Ira, por sua preciosa leitura e por seu comentário, amiga" Bjss

      Excluir
  2. Leonice Rocha (pelo facebook) Lindo e verdadeiro Eloi,do meu ponto de vista essas ervas daninhas brotam pra sobrepujar a força do espirito e forjar a luta conjunta do povo em prol de uma pais melhor para todos né? Bjs e Boa noite amigo.....

    ResponderExcluir
  3. Marilene Ribeiro (pelo facebook) "...terra em que se plantando tudo dá".Se tão somente plantassem e colhessem...exploraram e exploram o que dela tinha e tem.As ervas daninhas que prejudicam a agricultura e muitos jardins, nascem involuntariamente,diferente desta que desde lá da descoberta de nada teve por involuntário, Elói Alves; Elas estão sendo semeadas e tornando habitat para muitas pragas que infelizmente atinge à muitos.

    ResponderExcluir
  4. Gentil análise de Elisabeth Lorena Alves a qual agradeço.
    "O poema Ervas Daninhas, do escritor Eloi Alves, é u texto rico no que concerne às Figuras de construção, pega por Hiperônimo o tema Riquezas Naturais Agrícola e destrincha passando por diversos hipônimos de forma explícita (Café, flores, sementes, erva) tendo Cana-de-açúcar implícito, mas ricamente presente, fala de chão enquanto pátria que recebe os expatriados mil quando diz: ‘Chão fresco e bom para acolher o mundo’. E termina com uma exclamação que é um pedido de socorro, uma pergunta que não temos resposta nas linhas que o formam: ‘Mas, meu Deus, por que brota tanta erva daninha?’.

    O Poema fala das riquezas naturais de nosso país, passando por todas a regiões produtoras de Café, afinal temos os estados de Rondônia, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná como bons exemplos a se considerar quando o assunto é o grão negro, uma de nossas riquezas nacionais. Quando fala do açúcar, que foi a base do enriquecimento da era do engenho e que predominava no Nordeste, hoje é comum em todos os estados da Federação, sendo que em maior escala nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, mas as regiões Sul e Norte são boas produtoras também, estando muito perto da produção nordestina. Já na Produção de Flores vemos despontar Estados que outrora jamais pensávamos fossem investir neste nicho de Mercado, assim, vemos o Acre, Rondônia, Ceará, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Pernambuco, Tocantins e até Alagoas como grandes concorrentes de São Paulo, que ainda mantêm a maior produção.

    Quanto o assunto é sementes nosso país todo produz sementes e grãos, de soja ao algodão, do feijão ao milho, do amendoim à azeitonas. Sem distinção de Região. E isto, ainda não estamos falando em produção de Sementes Especiais, que são usadas em Artesanato, aí a região Norte e Nordeste tem uma grande vantagem, por sua riqueza natural... Afinal, a grandiosidade de

    nosso Brasil e sua capacidade dimensional todas permitem a diversidade climática e uma riqueza ambiental surpreendente, com isto, temos também mudanças climáticas diversificada, indo do clima equatorial, ao sub-tropical, passando pelo sub-árido e tropical. Só o Brasil para ser esta grandiosidade de beleza, riqueza e território, já que possui 8.547.403 km2 , e, estas variações climáticas se dão também pois o país é traçado pelo Trópico de Capricórnio e pela linha do Equador. E por esta riqueza climática, o Brasil também acolhe filhos de outras terras, de todos os cantos do mundo, temos filhos que se agregam ao nosso país e que são recebidos pelo carinho de nosso povo. Tudo isto se vê no poema Ervas Daninhas, mas o nome, pesado, nos leva para outros horizontes. O negro e longo horizonte da História política de nossa Pátria Mãe gentil tão Distraída, só para citar Chico Buarque, que em um plano geral de escândalos financeiros e morais, envergonham nosso berço esplêndido. A Justiça se permitindo abraçar estes seres e fazer deles seus filhos traídos, como se de fato fossem vítimas da Sociedade, e falando em criminosos políticos ainda! Quando olhamos para os crimes comuns, onde alguns seres que se dizem defensores dos seres humanos, apoiam criminosos contumazes e dão-lhes apoio jurídico, mostrando que os que agem de forma correta podem ser criminalizados, serem acusados de abandono social e omissos, como se de fato fossem. O homem bom não se corrompe, mas ervas daninhas se espalham em todas as camadas da Sociedade e é isto que estamos vendo.

    Não adianta vivermos em um país rico, cheio de Leis e de direitos que só podem ser cobrados através de outras Leis, onde a riqueza de uns é adquirida com o sacrifício de muitos outros, onde a segurança de alguns é garantida com a perca de liberdade de outros, onde os bens naturais são monopolizados por alguns em detrimento dos seus semelhantes.

    Ao lermos este poema nos deparamos com toda a riqueza de nosso país, mas também somos a."

    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)