terça-feira, 13 de agosto de 2013

OS RATOS E OS REIS DO BRASIL


           O Brasil não tem monarquia, já há mais de cem anos,  mas tem reis, diversíssimos, inumeráveis. E como um rei não vive com pouco, dito antigo de Rabelais, é preciso vesti-los, a cada canto e por todo o corpo, com a mais esplêndida  gastança.
            Nem sempre se há de querer rei com pompa em toda potestade ou o sonho com a volta dos que se foram, como o imortal e desaparecido D Sebastião. Na Suécia mesmo dá-se outra coisa que em Roma e numa outra república abaixo dos trópicos. Lá, se o rato roer a roupa do primeiro ministro, este terá de costurá-la, pois não dispõe de mil servos para servi-lo à cama sempre que o queira, e a todo canto, a tempo e hora:
           -A comida do rei!
           -O vinho do rei!
           -As calças do rei!
          -O avião do rei!
           -As diversões do rei!
  Mas abaixo da linha do equador não há pecado, já se dizia no período da colonização. Ausência de títulos hierárquicos ou nobiliárquicos não os desautoriza a vida que exigem e que lhes dão; ao contrário, autoriza-os muito maior disposição ao preito e à realeza, mesmo despido de toda nobreza. Assim, o deputado reina com toda grandeza; o vereador, com toda imponência; os ministros, com toda gastança, convictos da grande tolerância das leis flexíveis e da bajulação dos que se lhes curvam como a um trono, tendo o país um rei para cada parte, mesmo que se reúnam todos em só um canto, para juntos melhor roerem o que o trabalho alheio, o suor e a exploração ajuntaram.
Elói Alves

7 comentários:

  1. Haja ratoeira para tantos ratos! Precisaria de uma indústria de fabricação própria para para atender a demanda;O difícil Elói seria encontrar aqueles que estivessem dispostos a armá-las,não é difícil encontrar aqueles que não estão se apercebendo das destruições que os mesmos causam ,dos rombos tremendos que nenhum remendo resolveria.Sem contar que dizem armá-las mas no fundo estão a alimentá-los e tornando cada vez dono do espaço alheio.Amo sua forma descontraída e inteligente de tratar tais assuntos.Abraços,amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, Marilene! Realmente, há uma endemia dessa doença no país, amiga! Abços gratos, querida!

      Excluir
  2. Inigualável, eu diria, esta sua forma de expressar-se! Inteligente, irônica e com conteúdo de reflexão! Muito bom!Que venham os roedores dar boa lição a esta corja exibicionista e os dispa de colarinhos brancos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo grato, Ira, por sua leitura e pelas comentário! Abraços, querida amiga!

      Excluir
  3. É isso aí Elói, bando de ratos. Precisamos de queijos bem apetitosos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, Romy, por sua gentil leitura e por seu precioso comentário, amiga!

      Excluir
  4. Comentário da preciosa amiga leitora Adriana Rodrigues (pelo face): adorei o texro. Ratos.... ratos! !!! O pais esta impestiados deles. ... Reis.... sem majestade. .... reis para reis. ...e a plebe.... cada vez mais.plebe.... e só existe os ratos porque a plebe os aceitam. ... e os deixam ser ratos.... contibuem para eles existirem. Só existe o corrupto porque a população o permite...a população se corrompe... Não generalizando..

    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)