sexta-feira, 26 de julho de 2013

TIO GERBÚLIO, CORONEL TEOFOLDO E A MULTIPLICAÇÃO DA CACHAÇA

      Coronel Teofoldo mandara recado para que tio Gerbúlio fosse ter com ele na fazenda o mais rápido que pudesse para tratar de negócios. Chegando lá, o coronel o cumprimentou expansivo, descendo do belo burro Panglós que era seu predileto e ao ouvido do qual filosofava em suas voltas por suas terras.
     -Agora que temos boas estradas na fazenda, estou a ampliar os negócios, compadre Gerbúlio – disse Teofoldo, apertando bastante as mãos do tio. Quero lhe fornecer umas cachaças que tenho feito cá e das boas.
    Entraram ambos na cachaçaria feita de tábuas de peroba. No alto havia muitas garrafas dispostas em prateleiras. No chão, avizinhavam-se diversos barris de madeira.
     -É tudo feito aqui, compadre Gerbúlio, mas diversificado para cada canto que mando. Para os bares da redondeza, tenho umas mais fracas, feito com quantidade a mais de água. As que mando para o governador é dessa do barril de carvalho. Vou lhe mandar das mais baratas para vender no bar.
    No dia da entrega havia chovido muito e, ao invés da cachaça, Gerbúlio recebeu um bilhete do coronel avisando do acidente com a carga. Nas margens do rio onde começava a vila, o burro que trazia a cachaça emperrou e, com um tranco que deu, mandou a remessa toda para o meio das águas que vinham altas e furibundas.
      Gerbúlio, lendo o bilhete na porta do bar e olhando o tempo, o vai e vem das nuvens, concluiu indiferente:
       -Bem, água deu, água levou.
Jão Gerbulius Sobrinho

Leia o prefácio do romance "As pílulas do Santo Cristo" de Elói Alves

Primeito capítulo:

Segundo Capítulo:

4 comentários:

  1. De certo! diria minha mamãe. Agora, se pro Governador é mais forte, o que enviar então ao nosso EX Presidente! rs

    ResponderExcluir
  2. Gosto das histórias do tio Gerbúlio,elas tem muito a ensinar; Quanto tratamento recebemos parecidos,a diferença é que muitas vezes pagamos por alguma coisa de qualidade,mas recebemos algo aquém daquilo que deveríamos receber de altíssima qualidade;No caso de Tio gerbúlio,a própria natureza reconheceu e fez justiça pela própria natureza;Muitas vezes porém se não gritarmos por justiça,acabamos por contentar com as "cachaças" de péssimas qualidade que tentam impor que tomemos goela abaixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, Marilene, por sua análise sempre profunda e fina; abrço, amiga

      Excluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)