terça-feira, 16 de julho de 2013

LULA APARECE APÓS PROTESTOS, MAS SÓ PARA ESTRANGEIROS

       Lula andou sumido e ainda anda, mas como escreve ou manda escrever para um jornal americano mensalmente, hoje ousou dar sua interpretação sobre os protestos populares no Brasil para os leitores estrangeiros, tentando tirar proveito ou minimizar o realismo político e social que as ruas colocam aos olhos de todos, derrubando toda a propaganda política que tenta pintar o Brasil, empacotá-lo com laços coloridos e entregar aos ignorantes da realidade social, que pensam ter cheiro de perfume os esgotos que há por todo o país.
        Lula ainda anda sumido e a própria presidente Dilma desabafou se dizendo abandonada por todos. Na verdade, durante os protestos de junho, todos os políticos sumiram - todos - da oposição e os sem posição e os da situação crítica. Quando centenas de milhares de ativistas foram pela primeira vez ao congresso, um deles conseguindo furar o bloqueio dos policiais e entrar, não havia lá (ou não se desescondeu) um político para dizer algo; quando os manifestantes em São Paulo foram à prefeitura e, no mesmo dia, ao Palácio dos Bandeirantes, não havia neles prefeito, governador ou seus secretários. Nem uma palavra na mídia: somente gritos das ruas. Depois de dias, a presidente, pressionada, fez uma declaração vazia, sem pisar direito o chão. De resto, ecoava o grito das ruas contra toda a política imunda, todo os desserviços, da copa, da corrupção etc, e chamando os demais brasileiros por todas as partes: "vem pra rua, vem".
              Lula disse hoje - já bem atrasado - que os protestos não são "contra a política" e que surgiram por que "o país melhorou". A primeira coisa que fica ai claro é que ele mesmo não pode dizer mais que "mudou o país", como sempre dia: "nunca antes nesse pais". Nunca antes neste pais- e isso ele tem que engolir a seco - um grande cacique da política tem sua propaganda e seu discurso desmentidos pelo povo. O clamor das ruas trouxe o realismo do país aos olhos de todos, para dentro e para fora, para o mundo: mostrou as chagas fétidas que ainda temos, inclusive o Estado repressor com sua polícia usada como cão de guarda contra cidadãos que a pagam. O povo fez, inclusive, o congresso trabalhar de segunda à sexta-feira, o que nunca fazem; derrubou a PC 37 que era a PEC da bandidagem amarrando o poder investigativo do MP. E isso foi apenas um levante. É preciso que tenham um pouco de humildade e ponham a barba no óleo porque a paciência do povo, mesmo com vocação pacífica, é uma coisa que tem sérios limites.

              


4 comentários:

  1. Adoro vê-lo inflamado bom amigo,valendo-se de sua competência literária para também nos deixar em brasas. Parabéns, excelente texto.

    ResponderExcluir
  2. Como a Ira,também gosto lhe ver inflamado;este entusiasmo é realmente contagiante,Elói!Gosto de pensar que tudo que ocorreu foi uma culminância daquilo tudo que guardávamos dentro de nós mesmos,que timidamente demonstrávamos,mas que em seus textos já estavam extravasados!Na citação de Lula concordo com sua segunda,o país realmente melhorou quando foi capaz de se manifestar ante ao desgovernos deles e se não era contra os políticos as manifestações, era contra quem?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, Marilene; é interessante como vivemos tanto tempo sob demagogos, soberbos, que se acham acima de Deus, e não os cobramos, não exigimos, como se fôssemos condenados; abeços, amiga

      Excluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)