segunda-feira, 22 de julho de 2013

A POBREZA PAPAL - Perguntero

      "Não tenho ouro nem prata". Esta foi a afirmação inicial do papa Francisco I, ao chegar ao Brasil, em seu discurso em que buscou todo o tempo criar uma imagem de simpatia no país e fortalecer a relação da igreja com os jovens.
      A frase citada é muito antiga e atribuída a Pedro, um dos pescadores que seguiam a Jesus. Segundo o novo testamente, ela foi dita a um homem que não andava e pedia esmolas à porta do templo em Jerusalém. Pedro, negando-se a dar dinheiro ao pedinte por não tê-lo, fez, no entanto, com que esse andasse.
     A dúvida quanto à apropriação pelo papa da célebre frase é a seguinte: é o pobre cardeal argentino que não tem a referida riqueza ou o "bispo de Roma", comandante de todo o império que lhe cabe numa parte da Itália e que se espalha pelo mundo? Há ainda uma questão de linguagem: não ter o ouro nem prata seria não tê-los disponíveis ou significaria o desapego à riqueza desse mundo? 
      Ser for caso de restrição financeira, teria a riqueza papal sido corroída pela crise econômica do continente onde está seu Estado ou seria a noticiada corrupção que afetou o seu banco no Vaticano?
Zé Nefasto Perguntero

LULA APARECE APÓS PROTESTOS, MAS SÓ PARA ESTRANGEIROS


LANÇADA SEGUNDA EDIÇÃO DO ROMANCE AS PÍLULAS DO SANTO CRISTO

9 comentários:

  1. Quero crer seja o simbolismo do desapego ao nobre e ao mesmo tempo vil metal!

    ResponderExcluir
  2. Foi esquisito,numa fração de segundos ,mas que parecia interminável para mim saber o final da afirmação;O apóstolo Pedro disse que não tinha prata nem ouro,mas o que tinha ele daria"levanta-te e anda" e ele,meu Deus o que dará?(pensei eu nestes milésimo de segundos),mas a resposta veio mais óbvia que eu esperava,claro JESUS CRISTO,que para recebê-Lo nenhum sacrifício teria a humanidade em ter,apenas fé,se bem que isto para uma regra geral,visto que há muitos aí que negociam as bênçãos que teriam de graça.Quanto a questão do Papa que também é Pop acho que quis e conseguiu passar a imagem de uma pessoa de bem,que tentou apagar a imagem negativa que causadas por alguns da mesma fé ordem nestes últimos tempos.O homem caiu na graça do povo ,Elói.Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo grato, querida MArilene; a história dos apóstolos são muito exemplares, a origem de pescadores...; a vinda do papa foi muiot estudada; momento delicado, de grandes protestos; os cardeias são mestres, sabem como usar a palavra; bjos gratos, amiga por sua gentil contribuição com o tetxo.

      Excluir
  3. Vou me abster de comentar sobre a riqueza e poder da igreja, esta forte Instituição...pensando bem, abstenho-me também de comentar sobre o Papa...bem posso dizer do texto: simples, conciso, claro e desafiador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Romy, por sua gentil leitura e por seu comentário, amiga; abraços gratos!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eloi: Diante de um problema o Papa papeia ou resolve no tapa ? Papa come papa ? SE ele for preso ele escapa ? Se vir um buraco aberto ele tapa ? Quando joga ele tapeia ? Papa tem medo de bicho papão ? Filhote de bicho papão é bicho papinha ? O Papa quando faz faz arroz ele empapa ? Romy (via Jorge, marido da Romy)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo grato, caro Jorge; muito bom ler seu comentário nesse estilo de que tanto gosto; satírico, rói fundo, mas com humor; comente sempre, amigo!

      Excluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)