quinta-feira, 18 de abril de 2013

O MENINO POBRE QUE MUDOU O BRASIL, SEGUNDO A TIME

       Uma recente publicação da revista norte-americana Time coloca entre os nomes que compõem sua lista dos cem mais influentes do mundo o presidente do Supremo Tribunal Federal – STF - Joaquim Barbosa. O jurista aparece entre personalidades da arte, da política e até da culinária, destacado como “a promessa de um novo Brasil comprometido com o multiculturalismo e a igualdade”. A revista diz ainda que ele é o "menino pobre que mudou o Brasil".
      Julgo positivo o papel que tem desenvolvido o notável presidente do STF, como é rara e notável sua carreira e o símbolo que se forma a partir de sua atuação, de seu engajamento em processar e punir corruptos tão bem protegidos como é público e notório. No entanto, acho um pouco exagerado se dizer que ele tenha mudado ou possa mudar o Brasil, mesmo com sua bravura e do alto de sua posição.
        Nossos problemas mais sérios, e que se multiplicam, estão infelizmente muito arraigados social, política e historicamente. Nosso país padece de doenças sociais e culturais profundas que foram e são politicamnete trabalhadas para ser o o que são. A perpetuação do status quo, das estruturas como são - excludentes, marginalizantes, pensadas e articuladas para a manunteção dos privilégios, das vantagens, dos favores - são muitíssimo difíceis de se mover. O próprio judiciário, e Barbosa o tem dito, está alicerçado sob caminhos que favorecem os poderosos e endinheirados, ainda que venham a ser condenados. Os políticos enganam, iludem com paliativos que são ampliados pela propaganda e o pouco que se projeta fazer é para gerar corrupção e lucro para empresas, empreiteiras, consultoras etc “amigas” do poder.
        O grandioso e brilhante trabalho desse nosso jurista é esperançoso, sem dúvida, mas não nos iludamos, nem com o que dizem e fazem os americanos do norte nem com o que há por aqui. É preciso ver, sentir, tatear e desmascarar a realidade do cotidiano de cada brasileiro, todos os dias, mas isso também não é fácil.
Elói Alves

Leia o prefácio do romance "As pílulas do Santo Cristo" de Elói Alves

Primeito capítulo:

Segundo Capítulo

5 comentários:

  1. Um texto super consciente de nossa realidade.
    Infelizmente aceitamos rótulos e o cremos como soluções mágicas para nossos problemas, nos esquecendo que de fato o que há por baixo do tapete se avoluma a olhos vistos, mas ainda não conseguimos tirar pois não há interesse de toda a Sociedade.
    Enquanto isto uma minoria ocupa o Poder e se aproveita angariando lucros para si e deixando o país afundar cada dia mais na lama.
    Valeu Eloi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato pela ampliação do texto com seu comentário, sempre pertinente, Elisabeth; abraços

      Excluir
  2. Vive num pais de coronéis,de políticos profissionais. Enquanto não acabar com o profissionalismo político fica difícil acabar
    com o favorecimento,com a troca de interesse.
    A Democracia brasileira não deixa espaço para o político amador. Porque o profissional compra votos,troca por cimentos,doam medicamentos dos postos de saúde,como se fossem ele que estivessem doando. E por aí vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grandioso seu comentário Valnir!
      Fazem negócio com o que não pertencem a eles!

      Excluir
    2. Grato, Valnir, por sua leitura e pelo comentário, ampliando o tema com sua visão lúcida e realista; abraços

      Excluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)