quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A INVERSÃO DOS TEMPOS

       Entre os antigos a ideia do tenebroso, dos terríveis eventos inesperados mas temíveis, tinha sua ocorrência associada às horas noturnas, ao momento sagrado do sono reparador que aliviava os homens do trabalho árduo e dignificante, geralmente ligado à terra, à plantação e à colheita.
       Nos textos antigos do Velho Testamento, que dista milênios de nossa época, há um trecho, entre tantos, que ilustra essa ideia: “guarda, o que houve de noite?”, grita a voz desesperada, sem no entanto ter resposta alguma que a acalmasse. Este trecho, registrado por Isaías, associa-se a outros, como em partes dos evangelhos sinóticos, onde o ladrão vem sempre à noite, e a esta se referem todas as metáforas das trevas e da escuridão.
       Mas em nossos tempos não há hora para que o mal apareça e nos atinja. Ao contrário, ele está instituído com toda a roupagem da legalidade e das pompas formais. Está embutido no preço final que é preciso pagar em cada parte, parcelado por toda a vida e sentido a acada momento. O próprio Estado, que era a grande esperança de salvação para os antigos, uma vez que se concretizasse como um Reino de Justiça, é hoje quem protege e incorpora a classe política - torta de corpo e fétida de alma.
       Vários historiadores, como também o famoso pensador Max Weber em sua Ética protestante e o espírito do capitalismo, mostram em que base se inspirou a formação do Estado norte americano, em suas origens, em que os puritanos, opondo-se aos capitalistas aventureiros do sul, procuraram erguer uma nova pátria fundada na ética ascética secular em que é preciso se superar sempre, com dedicação vocacional ao trabalho e ao lucro extraído dele. Para os puritanos fundadores dessa ética, até os ricos devem comer de seu dedicado trabalho.
        Disto separamo-nos sempre, desde o início da colonização, onde sempre valeu e vale a exploração aventureira, egoista e corrupta; onde o mal do outro vale dinheiro para tantos, onde as desgraças rentáveis se dão cotidianamente, onde a ética da dignidade pessoal não alastra-se, onde as catástrofes geram oportunidade de aparecer, de se fazer novas promessas, de se falar em punir os corruptos, de se falar em eliminar as facilidades viciadas que duram apenas até se esfriar o corpo das vítimas, até o momento em que as notícias perdem o interesse e se dirigem a outros males novos. Aí é a hora de esperar - e até de causar - outra desgraça para tornar a aparecer à imprensa "como gente que faz", e para esta lucrar, porque, afinal, uma má notícia é uma “boa notícia”, isto é, uma notícia lucrativa.
Elói Alves
 
Leia o primeiro capítulo de As pílulas do Santo Cristo romance de Eloi Alves:
http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/10/as-pilulas-do-santo-cristo-1-capitulo.html

Abaixo, pode-se ler também o prefácio feito pelo escritor e mestre em Literautra Comparada pela FFLCH-USP prof. Edu Moreira: http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/11/prefacio-de-as-pilulas-do-santo-cristo.html
 

7 comentários:

  1. Que bom seria se pudéssemos apenas voltar aos tempos de plantio e colheitas...do SER e não do TER. Massacrados porinteresses mesquinhos que brotam como erva daninha corrompendo-nos e nos desumanizando.Tecnologia inovadora, consumismo exacerbado, pilulas da felicidade vendidas em farmácias, tarjas pretas ou cachimbos nas calçadas.
    E mesmo não sendo "ainda" carnaval, abram alas para nossa Presidente na tragédia de Santa Maria enquanto o Prefeito da a gora famosa cidade diz não ter conhecimento téfcnico para reconhecer que apenas uma porta nunca será suficiente para 2000 pessoas em caso de sinistro! Tempos tenebrosos

    ResponderExcluir
  2. É meu amigo realmente hoje tá tudo invertido kkkk e hoje por coincidência uns minutos antes de receber esse texto,estava refletindo justamente sobre as más noticias que são dadas pela TV,e que fazem o maior sucesso !! minha mãe é super ligada no Datena e Marcelo Rezende que são dois programas que só falam em desgraça kkk e repetem toda hora as tragédias de todos os ângulos , eu perguntei pra ela se não tinha outra coisa melhor pra assistir, já que eu estou passando roupa e a TV fica na minha frente,sabe o que ela disse ? " É obrigação nossa saber o que acontece ao nosso redor " kk aí eu perguntei ,e as coisas boas ? ela disse " A gente não precisa se defender de coisas boas " , com raiva dos meus comentários ela foi e pôs na novela kkk sem comentários.....Mil beijos Eloi.

    ResponderExcluir
  3. Poxa Eloi que texto consciente e que nos faz desabafar nossa tristeza quanto a tudo o que ouvimos e vemos quando as notícias se repetem e ninguém nada faz para resolver de fato os velhos problemas.
    O que manda no Brasil é o dinheiro e quanto mais fácil para rancar dos lombos dos outros, melhor.

    ResponderExcluir
  4. Marilene Ribeiro (pelo facebook)"Espetacular texto,Elói Alves Do Nascimento!faz-nos "soltar" aquele grito na garganta,aliviar as nossa tensões ante a tão escabrosas atitudes ditas em favor do povo.Antes a sombra da noite é que assustava,trazendo insegurança,medo ,era esperar seguro em casa esperando o sol raiar.Agora,os lobos se vestem de cordeiros,o cheiro fétido os revelariam,mas suas artimanhas são grandes ,envolvendo e seduzindo a muitos.Muito bom,Abraços!"

    ResponderExcluir
  5. A saúde trabalha assim. Não basta números estatisticos e provas de que precisamos mudar algo, precisa do impacto, precisa de fotos, imagens, catastrofes,acontecimentos. O acidente não existe, é dificil lidar com o imaginável, infelizmente nestes momentos é que recebemos alguma atenção e aproveitamos para mudar as coisas, por que como vc mesmo disse "até o corpo esfriar"... muita coisa muda até o próximo evento sangrento. Excelente reflexão.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Uma má notícia rende muto para quem lucra com ela e assim segue. Uma tragédia vai apagando a outra, nada mais é preciso fazer para mudar aquilo que já foi esquecido e assim as atenções vão sendo desviadas.

    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)