domingo, 20 de maio de 2012

ODORES DA CIDADE

   


Não quero ser preso por fazer apologia dos cheiros, mas nossa cidade tem cheiro para todos os gostos - e para todos os desgostos também.
         À entrada do shopping, a moça da loja de perfumes me convida, destacando mais sua beleza na simpatia do belo sorriso:
        -Quer sentir?
      -Sim, obrigado! - respondi, recebendo dela um pedacinho de papel perfumado.
          O dela parecia mais agradável, dizia-me o meu olfato, comparando-o com a fragrância impregnada no papelzinho.
Trouxe-o comigo ainda por algum tempo, enquanto andava vagorosamente pela cidade. E meu olfato insistia sempre na comparação.
  -Qual seria o perfume dela, perguntei-me, por fim?
Minhas reflexões foram interrompidas bruscamente pela fumaça do cigarro de uma mulher que veio olhar uma vitrine da loja de joias ao meu lado. Tentei ainda olhar uma flor coberta por ouro, mas meus pés ligeiros foram embora, na intriga dos sentidos, arrastando meus olhos que insistiam em olhar aquela bela flor, tão ricamente dourada.
      Ao meio dia, fui encontrar ao pé do Teatro Municipal meu amigo Edu Moreira, que chegara de Portugal com novidades literárias. 
      -O velho continente continua lindo e pomposo - disse-me entre conversas diversas. Vamos sentar que quero lhe mostrar uma relíquia de Antero de Quental.
      Estávamos na rua Formosa, no Vale do Anhangabaú, peripateteando, quando achamos uns bancos solitários em meio aos transeuntes.
      Antes de sentar, verifiquei que estavam sujos e atravessamos a calçada em direção a uns assentos no lado oposto.
  -O cheiro aqui não anda agradável, disse-me o Edu.
       -E olha que o caminhão-pipa limpa isso todas as manhãs, com jatos fortíssimos. Vejo-o de minha janela todos os dias.
     Fomos andando, cruzando o Vale em direção ao Mosteiro quando um leve vento espalhou pelo ar, mesclada às aromáticas sensações vindas das árvores de eucaliptos, a notificação de que fumavam livremente cigarros artesanais e proibidos. Mais à frente, a improvisação de um sanitário em espaço aberto misturou o cheiro de suas defecações com o da erva tragada. E subiam aos nossos narizes como incenso inaceitável. Não éramos deuses, certamente, para receber aquela estupenda oferenda!
       Na Líbero Badaró fomos, no entanto, agraciados com os perfumes mais agradáveis que usavam os transeuntes em passeio na hora do almoço. Além do perfume, a elegância e a beleza lutavam para limpar minha mente dos odores maléficos. Para, ao fim, se dizer: “Compensa!”
       Mas, infelizmente, com tantos perfumes, não sei com qual deles, minha alergia atacou-se. Almocei mais rápido que do costume, agradeci ao Edu sua gentileza e voltei para meu apartamento, para purificar-me sob as intensas águas do meu inodoro chuveiro.
Elói Alves



Leia o primeiro capítulo de As pílulas do Santo Cristo romance de Eloi Alves:
http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/10/as-pilulas-do-santo-cristo-1-capitulo.html



Abaixo, pode-se ler também o prefácio feito pelo escritor e mestre em Literautra Comparada pela FFLCH-USP prof. Edu Moreira: http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/11/prefacio-de-as-pilulas-do-santo-cristo.html


7 comentários:

  1. Muito bem narrado...Na saudável malícia do perfume mais apreciável na moça do que o oferecido por ela e logo após,uma joalheria, parece-me ter inconscientemente sonhado oferecer uma joia a amada, para assim retratar-se do desejo. Retrato de nossa cidade com tanto a nos oferecer de bom e de ruim...quanto aos cigarros artesanais, hora proibido, segue a passeata na Paulista!

    ResponderExcluir
  2. Bem, Ira juro que estava desinformado até sua notícia, ando brigado com as pgs do cotidiano não sabia da marcha... Grato pela leitura amiga e pelas análises, sempre inovadoras p mim, bjos, bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Eloi
    Legal. Como tudo que escreves.
    Me senti viajando por Sampa contigo. Tantos odores, para todos gostos e desgostos como dizes bem.
    Amei. Mam aqui para nós, também sempre tenho a impressão que o perfume que elas usam são melhores do que os que elas oferecem.
    Quanto a marcha, são os males da Democracia.
    Beijos inodoros, para não atacar a tua alergia
    Elisabeth Lorena Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo grato, Beth, pela leitura e comentários, sempre profundos; vc sempre foi um exemplo nas letras, desde cedo; ótima análise, grato, bejos!

      Excluir
  4. "Hoje parei para ler aquele que fora o primeiro título que vi assim que visitei sua página pela primeira vez'":Odores da cidade""'. Num primeiro momento o título soou um pouco pessoal e exclusivo seu e da própria cidade em que resides,porém, vi que me identificara com várias situações, a começar pela citação feita por vc dos cheiros que as vendedoras traziam que pareciam melhores que as que ofereciam como relatou uma de suas amigas,compartilho da mesma opinião.Outros cheiros citados não são exclusivos de sua sampa como também da minha cidade ,meu amigo.Gostei muito!"
    Comentário de Marilene do Rio de Janeiro, pelo facebook

    ResponderExcluir
  5. Amo ler e reler este texto, me faz viajar pelas lembranças, revendo Sampa e seu ferver eterno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Beth, suas palavras são sempre envolventes, bjos gratos

      Excluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)