segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A CRACOLÂNDIA, EM SÃO PAULO, E A IDADE DAS TREVAS DOS HISTORIADORES

       Os grandes historiadores, pelo menos a maioria deles, gostam de atribuir à, assim chamada, Idade Média, o epíteto de “Idade das Trevas”. Entre os vários defeitos da época, que mostram seu “quadro escuro e obscuro”, estão as sujeiras das ruas da Europa medieval. Tudo bem que é comum atribuir aos europeus a preguiça com o banho frequente, cuja lição mais efetiva no tema obtiveram dos “não-civilizados” que habitavam a América que conquistaram. Mas as maiores imundícies públicas do velho continente surgiram no período da Revolução Industrial, sobretudo na Inglaterra.
      No entando, hoje em dia não ficamos para trás_ até porque é ainda muito sedutor o gosto de ser europeu e civilizado. A cidade de São Paulo está também imunda como a Europa dos historiadores. Mesmo com os carros-pipa que passam diariamente pelas ruas, com seus potentes jatos de água e com os varredores em marcha contínua pelas ruas, o horrendo cheiro de dejetos impregnam o ar da cidade.
      Além disso, a chamada população de rua aumenta mais do que previam os cálculos de Maltus, que via, abismado, o crescimento populacional de seu tempo. Há uma explosão demográfica pelas ruas. Formando-a, há gentes de todos os tipos. Desde os indivíduos isolados, acompanhados de um cachorrinho, a grupos de pessoas que montam barracas para nelas dormirem, passando pelos grupos de bebuns que formam comunidades solidárias em torno de uma garrafa de cachaça. E todos, em plena igualdade iluminista, a pedir dinheiro, a quem quer que pedrestreie, sem por o amor de Deus no meio - não é racional separar Deus dos negócios? - e apenas com a exigência de que a cessão financeira, em espécie, que não é esmola, seja acima de um real, porque, meus amigos, a inflação monetária já está nas ruas, mais forte que o vento previsto na “ marolinha” especulativa do ex-presidente discursero.
      No entanto, o problema não é respirado ainda nas “camadas mais limpas” - seja de Brasília ou de outros palácios mais próximos, e até a recente operação da polícia de São Paulo, na Cracolândia do centro da cidade, apenas fez espalhar e "socializar" pelas ruas centrais os viciados que consumiam lá as suas drogas, concentrados e atemorizando, mas se sabia pelo menos onde o perigo estava.
       -Por obséquio, alguém ai tem luz?
Zé Nefasto Perguntero



 
Leia o primeiro capítulo de As pílulas do Santo Cristo romance de Eloi Alves:
http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/10/as-pilulas-do-santo-cristo-1-capitulo.html

Abaixo, pode-se ler também o prefácio feito pelo escritor e mestre em Literautra Comparada pela FFLCH-USP prof. Edu Moreira: http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/11/prefacio-de-as-pilulas-do-santo-cristo.html
Elói Alves

5 comentários:

  1. Na minha opinião é mais um markting de politica,como essa ação na cracolândia,tem coisas que não se meche e se mecher fede !!! com essa ação eles fizeram aumentar mais o nosso medo de andar em certas partes do centro, agora eles ficam espalhados e revoltados com essa ação ,e quem pode pagar o pato somos nós, " mais uma vez ".Na minha opinião não fizeram nada, porque não podem fazer nada,se os próprios viciados não querem ajuda," Limpar as ruas da cracôlandia não é o mesmo que limpar eles da face da terra." tem que ter um projeto mais profundo e eficaz, e não qualquer coisa.
    Beijos meu amigo !!!! Gostei do primeiro texto do Ano !!! que o Zé faça muitos esse ano !!!

    ResponderExcluir
  2. E haja luz, para romper tamanha treva Sr. Perguntero...a luz que acende neste antro são as do cachimbo!
    Também fui interceptada, dias atrás, por uma jovem senhora, de aparência extremamente saudável, a me solicitar dinheiro, vez que estava com uma menininha a sua volta. Talvez também por achar que devido às festas de final de ano, estaria eu, com os bolsos mais cheios e o coração mais amolecido. Recusei-me de forma determinada, ao que a mesma reagiu, com palavras dóceis e fingidas do tipo "Deus a abençoe" mais forte fiquei em minha posição de recusa, porque não admito a exploração da figura infantil para este fim e sua ausência de caráter tornou-se ainda mais nítida. Muito bom o texto e oportuno o seu questionamento.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas palavras Rosi, grande beijo, amiga!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza haverá uma luzinha onde ficará evidente o descaso das autoridades tanto para estes pobres miseráveis tanto para os cidadãos de bem que sofrem as consequencias das atitudes dos mesmos que com efeito das malditas drogas fazem atrocidades ceifando vidas inocentes.A luzinha virá em face de bom moço,com objetivos "desintereisseiros"mas com interesses microscopicamente visíveis,principalmente em período eleitoreiro. Abraços ,amigo!Adoro este Zé!

    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)