sábado, 11 de julho de 2015

O PAÍS, A SOCIEDADE E AS TRAGÉDIAS DA INCOMPETÊNCIA E DOS CRIMES – Perguntero


A grave situação pela qual passa o país, cuja incompetência político-administrativa leva-o também aos desajustes econômicos, deixa a pergunta inevitável: haverá sobrevivência?
A questão é delicada, primeiro porque é preciso estudar suas causas, depois, suas consequências e, ao final, se a sociedade está disposta à autocrítica e a consequentes mudanças. Estará?
Um dos problemas mais graves, que está na origem de tudo, é de caráter sociocultural; e daí que não apenas se elegeu e reelegeu a classe política que aí está, engolindo as discurseiras utópicas e as megalomanias de seu líder, que, mal chegou ao poder, dizia ter feito mais que Deus; “nunca antes nesse país”. O que de efetivo se fez?
Esse caráter emocional dos brasileiros, do “homem cordial” na definição do autor de Raízes do Brasil, incapaz de se impor medidas de disciplina, medidas de caráter racional, é que abre as nossas portas para aventureiros, como já nos legara Collor, e nos leva a um espirito de tolerância com todo tipo de criminosos, comuns e políticos e a poetizar o “rouba mas faz”. O que essa atitude faz de fato?
Esse caráter de moleza moral, cívica, é, por consequência, autodestrutivo. A todo instante, o potencial positivo da sociedade é minado pelas baixas que sofremos, seja no que nos roubam de nossas energias, do que produzimos, ou nos crimes a que os cidadãos de bem são submetidos impunemente. É possível repor todas essas perdas?
A sociedade aderiu, por ignorância e por bestial credulidade, a políticos que são ideologicamente a favor do crime, em todas as esferas. Protegem bandidos por crença maligna no direito dos que fazem mal à sociedade, que a destroem, daí que, no poder, roubam mais que conseguem, confiantes na “candura e docilidade dos brasileiros”, e confiantes nas leis que eles mesmos fizeram, através de um congresso submisso e prostituído pelas verbas indevidas, atenuaram e anularam as penas a criminosos, além de burocratizar a o judiciário. Como chegamos isso?
A ideologia de tolerância aos crimes comuns e políticos, que sacraliza o direito de proteção aos criminosos e ao abandono absoluto de suas vítimas - geralmente pessoas de bem e produtivas - não é gratuito: enriquece a parte podre da sociedade, aqueles que nada produzem de bom e dissemina as doenças morais, físicas e, por consequência, os males psicológicos. Será possível a sobrevivência?
O problema pior é que não basta sobreviver, a questão é: a que custo? Em quais condições? Nos livraremos algum dia da herança maldita, material e psicológica, que ficará quando passar a turbulência?
Por fim, e o principal, quando a sociedade dará um passo para sair dessa sua bestialidade cultual e moral que cortará de vez o caminho para esses aventureiros e criminosos à destruição dos que realmente constroem o país e sociedade com seu trabalho cotidiano, com seus estudos e seus esforços?
       Perguntero

3 comentários:

  1. Leonice Rocha (pelo face) Será que um dia nos livraremos disso amigo? Diz se que a esperança é a ultima que morre,nas atuais circunstância será que essa chama já não tenha morrido ,estamos de mãos atadas , a cada dia uma surpresa nova ,sobreviver esses quatro anos será uma glória,o que me incomoda mais é ver que foi feito tanto barulho pra nada,eu não sei porque incompetentes e covardes convocam o povo a luta e cruzam os braços,desistem e ainda não dão nem sinal de vida. Cadê os revoltados ? Francamente eu ate que acreditei que haveria o mínimo de sucesso ,e o sucesso se deu pra oposição ficaram mais fortalecidos e agora a população em massa vai pagar cada vês mais caro por isso,sou da opinião que pra entrar numa luta é vencer e não pra recuar no primeiro obstáculo ,sinceramente me sinto envergonhada de ter apoiado empreendimento que segundo a chama Era Fora ..........Parabéns pelo texto muito bem elaborado e verdadeiro,como sempre sua excelência e capacidade de nos prover boa leitura esta sempre a ativa,obrigada Eloi Alves Autor De Contos Humanos e sucessos sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um retrato ideológico, tanto do povo quanto do governo em exercício - que de exercício é só mesmo a roubalheira, a perpetuação da miséria, a limitação da Cultura e a manipulação militante em todas as frentes de Imprensa.
      Pior que sermos proibídos de falar, caro Perguntero, é termos que ouvir os boizinhos adeptos desta política suja, a vomitarem suas mentiras e levar o povo todo em seu coro, forjado articificialmente com o objetivo de conseguir todos os dias grandes e novas histerias coletivas que servem exclusivamente para evitar que o povo veja o que de fato está acontecendo.
      E quando o povo não vê o roubo, mas assiste ao circo e come o pão corrompido, não percebe que poderia, se unido, fazer algo para derrubar todos os micróbios, bactérias e vírus políticos que se propagam como praga que são...

      Excluir
  2. Muito grato, Elisabeth Lorena Alves, por sua preciosa leitura e por seu sempre lúcido e profundo comentário; bjos gratos, Beth!

    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)