sábado, 26 de outubro de 2013

O MINISTÉRIO DA SUPREMA FELICIDADE- Perguntero




   Escrevi por ai abaixo, em uma destas minhas colunas perguntadoras, que os políticos não morriam, encarnavam, antes, em seus afilhados. E veja que o enviado do defunto Chávez,  Nicolás Maduro, ainda que verde como presidente da Venezuela, surge agora com essa: criou o “vice ministério da suprema felicidade”, cuja função é cuidar dos sem-teto, dos desvalidos, dos idosos e das crianças. Não é magnífico um ministério de tamanho alcance, de tamanha pujança, um departamento político da suprema felicidade? Não será que esse país andino se tornará agora o destino de toda alma sensível e esperançosa?
     Apesar de ter sido eleito num pleito apertadíssimo e até questionado na justiça, que promoveu recontagem de votos, Maduro já tinha me encantado antes. Esse meu encantamento por ele se deu quando disse em comício ter se comunicado com o “comandante” Chaves através de uma passarinho. “O passarinho assobiou para mim- disse ele, eu assobiei para ele e vi que era o espírito do comandante”. Não digo que Chávez não possa aparecer de algum modo; a mim me parece que ele está todo aí, na pobre Venezuela de rico petróleo; está aí na figura de seu sucessor, não acham? Ou acham que Chávez não teria capacidade de criar um setor administrativo e burocrático com poder de propiciar a suprema felicidade?
      Sabe-se que a questão da felicidade da pessoa humana é algo complexo, sobretudo hoje em dia, quando suas carências são sucessivas e suas demandas contínuas, e uma suprema felicidade parece mais algo superior ao poder do Estado e de sua política que promove continuamente a infelicidade da pessoa humana por variados meios; no entanto, tudo agora será diferente.
    Essa criação canetiva da suprema felicidade me lembrou imediatamente de um filhote de deus, que, havendo iniciado há pouco no governo, dizia já ter feito mais que qualquer outro em toda a história de seu país e que, no fim, acabou com o seu governo atolado na infelicidade da sujeira da corrupção, igual ou até pior a tantos outros contra os quais roucamente havia gritado até a hora em que chegou ao poder. Mas vamos ao país da suprema felicidade, ou não vamos?
Zé Nefasto Perguntero


contos humanos
próximo livro do autor será lançado em novembro


Leia o prefácio do livro Contos humanos, escrito por Jácomo Facio Neto: 

6 comentários:

  1. Não foi difícil instaurar a infelicidade do povo,basta ver o salário que mal dá para comprar o básico;Uma vez instaurada,os políticos no papel de bons mocinhos apresenta-se como os salvadores da pátria:Lá.conforme o texto,Ministério próprio fora criado para resolução de tais problemas citados;aqui ,mais sutilmente ,porém com o mesmo fim,outras nomenclaturas como "programas",projetos", de quem? claro da pátria mãe ou seria pai? ou mesmo má(drasta)?Show,Elói!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, Marilene, por sua gentil leitura e por seu comentário dialogando com meu texto, amiga!

      Excluir
  2. Sensacional!!! Como piada esta proposta de se instaurar através da caneta a tão idealizada felicidade, que nem precisaria ser SUPREMA..de qualquer maneira provoca risos, ainda que nervosos! beijos amigo! amo seus textos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, Ira, por sua carinhosa leitura; eles brincam com a vida dos outros e com sentimento tão caro; bjos gratos, amiga

      Excluir
  3. Um absurdo!
    Mensagnes do além, felicidade suprema... Um brincar constante com a vida das pessoas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem noção esse povo, Beth; muito grato pela leitura e por seu comentário!

      Excluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)