sábado, 10 de novembro de 2012

A EDUCAÇÃO E A DITADURA POLÍTICA (Perguntero)

      Sabe-se que com uma má educação, o nível de discussão torna se cada vez mais baixo. É sabido também que mesmo os “formados” muitas vezes não acompanham com profundidade muitas das relevantes discussões políticas, históricas e sociais, uma vez que o nível da educação em geral é infelizmente baixo. Prova cabal disso é o deslavado nível de fanatismo de tanta gente que se acha “sabido”, na verdade são intolerantes a diferenças de opinião, de gosto em todos os níveis. Super valorizam sua visão de mundo – que para cada um nunca é míope - em detrimento de outras. Querem que prevaleçam seu time, sua religião, seus hábitos, o gosto dos iguais, seu partido- e mesmo dentro desse, quer que governe seu líder preferido e até pessoal.
      Nossa sociedade ou nosso “amontoado de indivíduos” mostra ainda que está bem distante de uma razoável boa convivência entre as diferenças, ainda que seja bonito defendê-la discursiva e teoricamente. Inicia-se pela indiferença com o outro para recair finalmente no conformismo de todas as espécies.
       Aliás, será que há interesse de que as coisas sejam realmente discutidas? Há entre nós o gosto pela dialética, pela “outridade”, pela audição da narrativa alheia, pela experiência do outro? Por que os temas que realmente importam são jogados à margem das discussões políticas e não entram nas campanhas eleitorais, e menos ainda circulam no congresso, que deveria ser a maior casa de debates? Por que o instituto do plebiscito é historicamente negado aos cidadãos no Brasil e quase em toda parte do mundo?
       E - a última, se me permitem - se um líder político que tenha grande poder de convencimento popular e fás incondicionais decretar ditadura política, esses seus fás lutarão contra ele ou o ajudaram a acabar com a oposição que restar, aniquilando-a?
Zé Nefasto Perguntero

Leia o primeiro capítulo de As pílulas do Santo Cristo romance de Eloi Alves:
http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/10/as-pilulas-do-santo-cristo-1-capitulo.html
Abaixo, pode-se ler também o prefácio feito pelo escritor e mestre em Literautra Comparada pela FFLCH-USP  prof. Edu Moreira: http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/11/prefacio-de-as-pilulas-do-santo-cristo.html

2 comentários:

  1. Provoca-nos boas reflexões essas suas indagações, além de nos fazer envergonhar-se dos malfeitos , da ausência de luta e submissão ao que está posto. Siga cutucando-nos com sua vara curta e quem sabe tenhamos alguma reação!

    ResponderExcluir
  2. Grato, Ira, por sua leitura e comentário, amiga; abraços!

    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)