segunda-feira, 7 de maio de 2012

A MUDANÇA DE TEOFASTO

        Teofasto andava solitário há dias. Foi até a biblioteca para espairecer um pouco. Devolveu às estantes vários livros, mesmo sem abri-los. Ou as cores o desagradavam mais que os títulos, ou, antes, estes lhe interessavam menos ainda. Até que achou um cujo autor era um digno estranho, começando pelo nome que tinha mais consoantes que o seu idioma. Realmete uma palavra impronunciável. O título, então, convidou-o mais, oferecendo-lhe uma infinita liberdade estampada. Gostou! Segurou-o firme e foi sentar-se longe de todos os outros leitores e consulentes para penetrá-lo mais.
         Pulou a biografia e a introdução e foi à primeira parte, onde leu encantado: “Mude e mude-se! Você, se quiser, poderá mudar até o mundo. Comece mudando o que há de mais comum em você. Mude a roupa! mude a comida! Mude os hábitos! Faça coisas diferentes. Viva os dias de um modo diferente! Faça que cada dia seja diferente! Troque o que há de comum em cada dia! Troque-o pela noite! Troque seus horários! Troque a noite pelo dia e quando perceber, sua vida já estará mudada”
         Soltou o livro sobre a mesa e levantou-se decidido a mudar tudo, radicalmente. Mudar a sua própria vida. Saiu da biblioteca às pressas pela porta de entrada, ignorando as chamadas do guarda. Chegou em casa e foi direto ao chuveiro, decidido a tomar banho frio, mesmo com a baixíssima temperatura que trazia aquele dia de inverno. Esvaziou o guarda-roupa para procurar uma peça diferente. Mas tudo lhe parecia velho demais para sugerir uma mudança. Resolveu correr para comprar roupas novas, antes que as lojas se fechassem, naquela noite gelada.
          Saiu da garagem mais rápido que de costume, como se estivesse realmente mudando de hábitos. E, seja como for, não colocou o cinto de segurança. Decidiu mudar de faixa rapidamente, para não precisar reduzir a velocidade e bateu no carro de polícia. Foi socorrido desacordado ao hospital, onde voltou a abrir os olhos dias depois, enfaixado e vestido com uma roupa estranhamente diferente.
Elói Alves
Prefácio de As pílulas do do Santo Cristo, romance de Elói Alves:


Primeito capítulo:


Segundo Capítulo:

5 comentários:

  1. Teofasto sentia um certo fastio pela vida...
    por isto aceitou prontamente a sugestão de mudança ... só não obteve a garantia de que a tal seria positiva! Amei o texto que vem de encontro às minhas reflexões matinais onde concluí: BENDITA ROTINA que nos garante tranquilidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Ira! Pois é, também to me acomodando... abraço, amiga!

      Excluir
  2. Olá meu amigo !!!

    Eu concordo que as vezes é preciso mudar a rotina um pouco para descobrir novas coisas,afinal o mundo gira não fica parado e porque nós devemos ficar, mais temos que ir com calma,avaliar o que realmente pode ser mudado sem nos afetar.
    Eu particulamente passei por mudanças,como você sabe, a minha rotina mudou e não foi fácil se adaptar mas vou seguindo,até que estou gostando.
    Parabéns pelo texto gostei muito !!! Besos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Rosi! Obrigado pela gentil leitura e pelo comentário, amiga. Bjos, querida!

      Excluir
  3. De Marilene Ribeiro, pelo facebook:
    "Mudanças na vida são necessárias!Como num livro começamos a leitura julgando bom ou ruim de acordo com a capa. A conclusão só será possível com o transcorrer da leitura,então,optamos por deixar ou não a leitura! Não é diferente com as mudanças que fazemos acho na vida, são incertas e dependerá de como as conduziremos,mas,elas tem de ocorrer ou então ficaremos subjugados a viver uma vida de mesmice,lamentando por nunca ter tentado mudar nada ! Fico pensando que TEOFASTO deveria ter lido a biografia e a introdução o que acha Elói Alves Do Nascimento? Não leio um livro sem deixar estas páginas de lado! Julgo achar nelas um resumo do conteúdo e vou está sabendo exatamente o que estou lendo! Recomendo a leitura amigos! "

    Minha resposta: Você dá uma resposta racional à atitude de Teofasto, Marilene; é uma resposta adequada e precisa. Acho que Teofasto apresenta uma síntese de ações humanas em momentos de decisões complexas, onde o domínio das ações se mostra mais frágil devido a algumas condições que determinam as ações; Teofasto parece estar determinado a pagar qualquer preço, ou não fazer questão de conhecê-lo antes: estava, acho, predisposto a tudo, sem levar em conta a adequada racionalidade... Muitíssimo grato sempre, amiga. Abraços gratos!

    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)