quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SOBRE O FECHAMENTO DA LIVRARIA CAMÕES E O VALOR DA CULTURA

A livraria Camões está fechando suas portas no Rio de Janeiro após quarenta anos voltada à literatura, à cultura e à arte em geral.
A notícia naturalmente não é boa, mas é uma evidência. Há alguns anos, recebi uma notícia de igual peso: era o fechamento da livraria Duas Cidades, em São Paulo. Ocorreu em setembro de 2006. Corri até a rua Bento Freitas para dar a última olhada, e comprei um livro de Walter Benjamin que guardo comigo, pelo valor da própria obra e como lembrança da livraria, que foi palco de encontro de grandes autores, como Antônio Cândido, Alfredo Bosi, Celso Lafer com leitores ávidos de cultura, que, percentualmente, não são muitos no Brasil.
Não irei abordar a crise econômica que afeta a Europa e todo o mundo de alguma forma. Mas sim o fato de que, infelizemente, não temos em nosso país o gosto pelo saber, pela continuidade da educação pessoal e familiar, numa dedicação voltada à mudança e avanços contínuos. Há uma infeliz inversão que valoriza a mediocridade generalizada e até a idolatra quando ganha espaço e notoriedade orgulhosa. Alíás, a mediocridade tornou-se no mundo atual, não só no Brasil, uma luz na escuridão dos milhões de esquecidos e sem oportunidades. E no Brasil, uma país com mais de cem anos de atraso em educação e com IDH (índice de desenvolvimento humano) entre os piores do mundo, a saída de mergência não é mesmo a cultura e a educação de qualidade e as mudanças pela via da reflexão aguda e do conhecimento apurado. O Brasil é o país do discurso e do bla-bla-bla_ que é até exportado_ e não da cultura como caminho de transformação contínua do homem e do mundo.
Elói Alves

4 comentários:

  1. É uma pena mesmo meu amigo,o brasileiro não dá valor a esses grandes valores que é a educação e a cultura, confesso que eu mesmo não dava o valor devido á cultura,apesar de ser uma leitora devoradora de livros kkkk,a área da literatura brasileira nunca me fascinou,não os lia por não entender algumas palavras que os escritores brasileiros colocavam em suas escritas, e procurar o dicionário para mim era perca de tempo,as únicas blibliotecas que eu frequentava era as da escola e no período escolar, depois que acabou não frequentei mais,apartir daí a minha ligação com a literatura havia encerrado de vez,pra mim não é orgulho nenhum tais revelações,pois se nós brasileiros não dá devido valor a sua cultura quem é que vai dar, Hoje posso dizer que passei a me interessar mais sobre a literatura,consegui ler o livro" Memórias Pòstumas de brás Cubas de Machado de Assis kkkk por influência de uma certa pessoa especial , através dessa pessoa aprendi também a ler poemas, no qual passei apreciar muito,agora eu quero conhecer muitas coisas que por falta de insentivo deixei de conhecer, e que meu amigo especial,possa ter paciência para dar uma mãozinha quando eu precisar kkk.
    Mil besos meu amigo, o seu texto foi muito inspirador para mim kk,deu pra notar né escrivi um texto !!! kkkk

    ResponderExcluir
  2. Grato, amiga; escreva sempre, é uma importantíssima colaboração. Beso, asta pronto!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu escrito amigo e concordo plenemente contigo quando fala da nossa crônica falta de conciência e vontade de crescimento pessoal e até mesmo profissional. É muito mais fácil governar um país onde sobram bolsas para tudo e falta incentivo para estudar, trabalhar e plantar. Obrigada e um abraço!

    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)