quarta-feira, 9 de novembro de 2011

TIO GERBÚLIO E O DOUTOR ARMANDO ARAPUCAS

        Um certo dia houve um alvoroço na vila. Um doutor aparecera por lá para legalizar os terrenos e as casas sem documentos. Prometia rigistros e escrituras com as facilidades que o governo lhe concedia como advogado respeitado e profissional experiente. Para tanto era preciso contribuir com as taxas e tudo mais se ajeitaria facilmente. Como o povo não tinha dinheiro, a facilidade ia aumentando e era aceito o quanto tivesse para ir adiantando as coisas. Quem preferisse, poderia pagar com alguma jóia.
       Tio Gerbúlio, que descia a rua da igreja, onde fora falar ao padre, vinha em direção ao bar quando percebeu o movimento estranho do povo. Enquanto uns preenchiam papeis, outros iam passando dinheiro a um homem gordo e baixo, de terno preto e gravata.
      -Que vem a ser isso, gente, perguntou ele se aproximando?
     -O doutor vem legalizar nossas terras, disse um vizinho, que morava em uma pequena casa ao lado do bar.
Tio Gerbúlio ficou olhando o homem, sempre falastrão e explicador, procurando de onde o conhecia.
       Quando o doutor lhe perguntou se não ia também providenciar os documentos, Gerbúlio se lembrou de uma confusão com a polícia, em um negócio de terras, e perguntou:
       -O sr não andava metido numa encrenca de terras que deu até polícia, doutor?
       -Não, senhor. Deve ter sido uma confusão com outra pessoa, retrucou o homem.
       -Mas não saiu até no jornal? Você não é dr Armando Arapucas?
      Nessa hora caiu uma chuva grossa, trazendo também muito vento. Tio Gerbúlio correu com alguns homens para o bar. O doutor foi para seu carro, gritando que voltava mais tarde, mas nunca mais apareceu por ali.

Jão Gerbulius Sobrinho

3 comentários:

  1. Quisera só houvesse Armando Arapuca na ficção!
    infelizmente, minha colaboradora do lar, comigo a 23 anos, tb já foi vítima de uma loira enganadora, que levou-lhe mais que dinheiro e tempo... levou-lhe o sonho da casa própria!
    Ainda bem que nosso querido tio Gerbúlio é homem bem informado. Adoro este seu personagem!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem notado, Ira! Foi a boa informação que fez a diferença no caso de nosso tio. Oxalá os houvessem mesmo só na ficção. No teu caso pode ter sido uma dra Armanda... bjos, muito grato, amiga!

    ResponderExcluir
  3. Informo que enquanto o Doutor se abriga da tempestade, assume interinamente os casos a Doutora Estélia O. Natária. Será que esta também o tio Gerbúlio já ouviu falar?

    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)