sábado, 5 de junho de 2010

O BISPO MACEDO, A SAÚDE DOS RINS E A CAIXA DE ÁGUA

       O bispo Macedo, o grande líder neo-pentecostal brasileiro, soube usar em sua liturgia, antes mesmo de se fazer bispo, algo maravilhosamente saudável que é a água, fazendo os fieis tomá-la imediatamente após suas rezas e orações. Não obstante aos protestos de muitas igrejas co-irmãs que julgam este ato diabólico, a água opera maravilhas. E, ainda que para muitos as curas religiosas sejam fruto de efeitos psicológicos, ou reações positivas às técnicas retóricas fantásticas e às excelentes oratórias de cujo uso nosso bispo é grande mestre, mesmo incomensurável, a introdução litúrgica da água é um ganho nunca antes tão bem utilizado neste país, sobretudo devido sua tropicalidade e ao nosso gosto de nos expormos ao sol.
       Essa prática é uma grande bênção de cuja graça deve haver amplo testemunho, inclusive por meio da mídia e da propaganda. Mais ainda: é medicinalmente recomendada uma boa ingestão de água ao longo do dia. Alguns recomendam sete ou oito copos por dia. Isso no entanto não é matemático, como não é unânime a crença e a fé. Com as mudanças climáticas, ou "el cambio climático", como dizia All Gore, ou com a prática de esportes isso pode variar para mais. Para o bom funcionamento dos rins, da circulação do sangue, do equilíbrio da temperatura do corpo etc, a água é vital, e seu uso contínuo pelos fieis (pelos infieis também) deve ser mesmo recomendado, até mesmo porque, no caso de o milagre não acontecer, a água ajudará na saúde do amigo fiel e pio, para que ele não pereça.
        Apenas um cuidado. Num pais, cujo saneamento básico ainda é precário, e cujos inúmeros esgotos não são tratados, mesmo em "regiões nobres", é sempre preciso tomar cuidado para não ingerir água contaminada por vírus, por bactérias e por outros organismos microscópicos, mesmo sabendo que a fé não costuma falhar, que a nossa reza é forte e que o “companhero Lula” acabará com a miséria e os esgotos “desse país”.
        No entanto, só acordei para essa maravilhosa maneira de se promover o saudável uso da água depois de um certo acontecimento com um amigo meu. Sendo ele ateu obstinado,daqueles que têm carteirinha para entrar no inferno, foi chamado, numa tarde chuvosa em que lia Swift sob os cobertores, pela vizinha crente para explicar a ela o que dizia um pastor gringo que lhe lia uma bíblia diferente. Era um mormo. Meu amigo, vendo o lugar em que se metia, piorou logo o seu inglês aprendido na Austrália, misturando-o com espanhol de sotaque argentino. Antes de sair, traduziu ainda o pedido da vizinha que vinha da cozinha com um galão de água nos braços “para ser orado”, e emendou à tradução também o seu pedido: “o senhor não podia orar logo pela caixa de água?”
Elói Alves

Leia o primeiro capítulo de As pílulas do Santo Cristo romance de Eloi Alves:
http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/10/as-pilulas-do-santo-cristo-1-capitulo.html


Abaixo, pode-se ler também o prefácio feito pelo escritor e mestre em Literautra Comparada pela FFLCH-USP prof. Edu Moreira: http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/11/prefacio-de-as-pilulas-do-santo-cristo.html


Adquirir o livro:http://realcomarte.blogspot.com.br/p/as-pilulas-do-santo-cristo-adquiri.html 


 

9 comentários:

  1. Você é impraticável amigo.
    morro de rir com teus textos "mano veio".
    Agora deu para entender de água!
    De fato, muito saudável, com oração ou não.
    Elisabeth

    ResponderExcluir
  2. Gratíssimo, Beth, pela carinhosa leitura e por seus ótimos comentários. Ah, tem tomado água, querida? bjos

    ResponderExcluir
  3. Este texto pode incentivar um bom empreendedor a
    ampliação de seus negócios, para atingir a todas as camadas, poderia associar-se às empresas de águas minerais tornado-as benta já no envasamento da mesma!
    misto de realidade,crítica e humor,texto bem construído e de excelente qualidade...parabéns!
    sua assídua leitora e admiradora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acha mesmo, cara Ira, que isso dá um bom negócio? Grato sempre, amiga, bjos!

      Excluir
  4. kkk As organizações Tabajara poderia fazer o marketing... Seus problemas acabaram... chegou a revolucionária água benta engarrafada! Um abraço amigo a você querido amigo!

    ResponderExcluir
  5. Engracado, eu vi isso há uns 22 anos mais ou menos em ums sessão espirita. Faziam preces na água e ela se chamava agua fluidificada, era mineral mas teve uma hora que eu parei e pensei""Po! isso é agua!"" com nada se cria tudo se copia... Edir Macedo deve ter feito o mesmo !!! Otima cronica Elói como sempre, adoro seu bom humor. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "sabedoria milenar" Jane rs; grato pele leitura e por seu comentário; bjos, amiga

      Excluir
  6. Leonice Rocha(pelo faceboook)"Muito bem aplicado o uso da agua,alem de fazer um grande bem a quem tem sede,por outro lado de fato a fé como diz o ditado move,ou remove montanhas, não sei bem o certo, uma vez que acreditamos em algo e praticamos aquele algo estamos por assim dizer que fazendo o que é certo concorda Elói Alves Do Nascimento ? do meu ponto de vista essa agua milagrosa esta mesmo é enchendo cada vêz mais o bolso do Bispo citado e não tiro a razão dele o mundo é dos mais esperto e direito há para todos mas se o povo gosta vai fazer o que ,procuram solução pros problemas da vida onde não deviam,porque não procuram uma escola pra se inteirar mas querem milagres e de milagreiros o mundo esta cheio,na verdade deviam mesmo eram procurar dentro de si mesmo ali no amago de cada um é que reside o verdadeiro milagre a verdadeira cura para os males da alma,da vida ...É realmente lamentável !!! Parabens voce é realmente fantastico em tudo o que escreve...bjus querido amigo...."

    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)