segunda-feira, 22 de junho de 2009

À ex-ficante, num ano bissexto

      Cara ex-ficante:

      Como havia recebido de sua parte por ocasião de meu aniversário uma lembrança estimável, vi-me na obrigação de lhe retribuir de algum modo.
Como não me lembrava, ao certo, o dia de seu natalício, tendo certeza apenas de que era pelo mês de fevereiro, deliberei comigo dizendo:
      -Vou felicitá-la hoje, já que é este o último dia do mês.
Há-de dizer-me certamente, e com suas razões, que não as aceita, pois minhas congratulações já vão lá por demais atrasadas e, portanto em tempo inoportuno. Mas minha réplica, em contrário, lhe mostrará que há também razões frágeis e outras sem razão. Sendo hoje dia 29 de fevereiro, portanto ano bissexto, dia raro e especial por sua eventualidade, toda sua glória e todo o seu peso devem ser repartidos entre os que nascem neste mês. Assim, fazendo bem as contas, esta data, ainda que em pequena parte, também é sua e, logo, estou perfeitamente na ordem do dia com minhas felicitações, independente do dia deste mês em que você aniversaria.
       Minha primeira decisão foi a de devolver-lhe a Angustia. Mas meu grande apego a Graciliano, e também devido a meus sintomas de bibliofilia ou, dependendo do analista, bibliomania, fiquei impedido de fazê-lo, e cumprir assim um ato de ruptura moral ou sócio-cultural.
      Como provavelmente não receberei lembrança alguma de sua parte em meus próximos aniversários, e como é certo também que nem todo ano é bissexto, deixo aqui, neste muito mal escrito texto, minhas felicitações por todos os anos de sua vida, desejando que sua existência seja longa e bela!
      Pensando um pouco, porém, coisa que me é rara, não sei se me expresso bem, votando-lhe a sua vida, ao mesmo tempo, beleza e longevidade, pois há aí mais que uma contradição entre estas palavras. Uma pessoa vivendo muito, talvez a beleza se canse dela e vá procurar outras paragens onde repousar um pouco seu fastio, do mesmo modo que procuramos para nossos olhos ora o mar ora o campo ou outro lugar qualquer. E se indo a beleza, com a vida longa, não há negar que virão ocupar o espaço ocioso outras novas moradoras, quem sabe as rugas, só ou com as estrias, ou as varizes com outras primas suas etc.
     Tudo é escolher.
Que direi então?
     -Que tenha saúde, muita, e não me queira mal!
     Beijos!
Elói Alves

Leia o primeiro capítulo de As pílulas do Santo Cristo romance de Eloi Alves:
http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/10/as-pilulas-do-santo-cristo-1-capitulo.html

Abaixo, pode-se ler também o prefácio feito pelo escritor e mestre em Literautra Comparada pela FFLCH-USP prof. Edu Moreira: http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/11/prefacio-de-as-pilulas-do-santo-cristo.html

Adquirir o livro:http://realcomarte.blogspot.com.br/p/as-pilulas-do-santo-cristo-adquiri.html 

6 comentários:

  1. Elói
    não resisti ao ver que agora fazes parte deste universo chamado Blogsfera. Corri cá e acabei tropeçando neste texto tão belamente cosntruído e tão visceral.Não sei se estou certa, mas esta ex-ficnate por certo ficará confusa frente as contradições tão bem lembradas neste escrito maravilhoso.
    Parabéns, pelo texto e pelo ingresso neste espaço delicioso que é ter e fazer blog.
    Beijocas e me visita www.eliselorena.blogspot.com
    Elis

    ResponderExcluir
  2. ANÁLISE DO TEXTO: Esta crônica traz como marca evidente de seu gênero a abordagem de um fato do cotidiano, no caso o vinte e nove de fevereiro. Além disso mostra preocupações comuns a todos, como a passagem do tempo e suas marcas físicas. Também toca de um modo muito peculiar num tipo de relação amorosa muito atual: ficar. Sua escrita apresenta intertextualidade, marcas literárias e uma rigidez e formalidade na linguagem que evidenciam a plena ausência de aproximação e afeto por parte do sujeito que enuncia, que fala no texto. Infelizmente, como no caso de Capitu, de Machado de Assis, só há aí a voz dele, absoluta e dissimulada.

    ResponderExcluir
  3. Olá Eloi sou eu a Rosi do face!!!

    Eloi,acabei de ler o texto que você recomendou,com toda certeza não queria estar no lugar desta ex-ficante,você até que foi um pouco gentil com as palavras,mas quer deixar uma mulher louca é lembrar ela das suas novas moradoras !!!!
    essa pegou pesado,ainda bem que eu não sou adepta a ficar,não gostaria de receber esta mensagem no meu Niver kkkkkkkk
    O texto foi muito bem escrito,parabéns pelo Dom de escrever !!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse ex ficante ainda é romântico...lembra vagamente do aniversário da ex mesmo que sendo somente o mês rsrs. Trazendo para a realidade, encontrar com ex sempre é trágico e chato, dependendo de como acabou e nem sempre acaba bem, por que o que é bom não acaba. E o ex ainda lembrar que a beleza um dia vai acabar...aí meu amigo é pra matar!!kkkkkkkkkkkk ameio texto, muito bom, e quem nunca ficou? será que tudo começou, levou um tempo e terminou sempre nesta ordem? acho que nao...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jane, muito grato pela leitura e pelo gentil comentário e por ver romantismo nesse personagem sacana rsrrs, bjos, adoro seu modo de escrever tb

      Excluir
  5. Leonice Rocha( pelo facebokk) "Waoooo,amei este texto me desculpa Elói Alves Do Nascimento vou colar!! bjus querido amigo e grande escritor desejo-lhe muito boa sorte..."






    ResponderExcluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)