sábado, 18 de fevereiro de 2023

Resenha crítica de MEDOS LETIVOS, livro do escritor Osmar S Júnior

 



Por Elói Alves

 

Medos Letivos, segundo livro do escritor e professor Osmar S. Júnior, lançado pela editora Scortecci, no início de 2023, reúne dez extraordinárias histórias que bem se encaixam no gênero narrativo dos contos e concentram, todas elas, elementos típicos das narrativas de terror, mistério e suspense, como já apareciam no belo livro do autor, publicado em 2020, 21 Passos no escuro, mas, ao contrário de sua primeira publicação, Medos Letivos concentra-se em ambientes escolares, espaço em que o medo, a tensão, a ansiedade entre outros dramas humanos se potencializam pelo foco narrativo, colocando o leitor no centro dessas ações que o captam do início ao fim.

Medos Letivos já de início atrai a atenção do leitor nos dois contos da primeira subdivisão do livro (primeiro bimestre), e segue prendendo-o por todo o livro; são histórias para se ler de uma só vez, pois o leitor se vê intrigado com o desenrolar das ações e quer, a todo preço, desbravar o mundo de acontecimentos sombrios que se lhe vai apresentando a cada momento. Um mundo de fenômenos psíquicos inquietos vai se abrindo diante do olhar do leitor, dramas, enigmas e pavores, muito verossímeis, para não dizer logo: muito reais.

O inconcebível perpassa todas as histórias; no entanto, não há nesses enigmas o mesmo fundo que o sustenta ou lhe dá origem. As narrativas vão escorrendo diante do olhar muitas vezes assustado do leitor que contempla a loucura e a insanidade se apresentarem de modos diversos e com peculiaridades bem específicas, seja pelos tormentos psíquicos de um ser humano fragilizado por situações conflitivas inerentes à profissão ou ao ambiente de trabalho, seja pela situação de uma personagem incapaz de reagir, devido suas limitações físicas e psíquicas, além de torturas vindas de alguém que teria tudo, inclusive o dever legal e jurídico, para ser seu anjo e que, ao fim, mostra-se tão insana, como se vê em A Dona Aranha.

Em Medos Letivos o foco narrativo está delineado por um olhar superior, que comunica com o leitor de uma posição que lhe permite mostrar os meandros psíquicos que muitas vezes levam as personagens à loucura; é uma posição muito adequada às narrativas do livro, onde o irracional e o inconcebível não surgem de ações aparente ou inicialmente perceptíveis pelas personagens, como ocorre em algumas histórias do primeiro livro do escritor Osmar Júnior.

 Ao contrário disso, mesmo em narrativas em que o trágico ou o terror, que se dará em breve, é conhecido de certa personagem, como ocorre no horripilante conto Tato, o Gato Gaiato, a personagem é tão vítima como todos os demais; ela é conduzida a um fim terrivelmente dramático a aterrador do qual vai tomando consciência a cada passo de etapas menos maléficas e das quais, embora tente, não vê como possa escapar, e cujo controlador e mentor é tão enigmático e assustador como o próprio terror que planeja. Numa síntese, poder-se-ia dizer que está tudo perturbadoramente controlado.

Curiosa é essa personagem materializada no Gato, mas seu uso pode ser apenas simbólico, pois todos ficamos no escuro, não só a personagem vítima que tem conhecimento aparente dele. O mistério abarca tudo, até mesmo o desfecho trágico que pulveriza a existência no conto. Esse mistério é bem peculiar da construção que o autor reserva para esses contos que compõem Medos Letivos, pois em 21 passos no escuro, muitas vezes, os maquinadores ou controladores do terror, inclusive criadores e alimentadores de monstros, são personagens que representam seres humanos, penalmente enquadráveis nas normas legais incriminadoras de tais condutas.

O enigma esparrama-se pelo livro; aparece, a seu modo, também em Coração de pelúcia, O quarto do pânico, A coisa no meu quarto, em O destemido Dennis, entre outros, e até mesmo no já referido Dona Aranha, embora aí a insanidade de um ser humano e a conduta humana delituosa seja bastante perceptível. Em todos eles, a loucura e a insanidade têm seu tom acentuado; o fantástico e o enigmático surgem muito a propósito da insanidade da mente humana, cujas razões para sua origem podem ser em alguma medida reconhecíveis ou sondáveis pela agudeza interpretativa do leitor.

O quarto do pânico será certamente um conto apreciado positivamente ou saboreado pelo leitor, sobretudo os amantes dos contos de terror. Ali há um dinamismo nas ações; não se faz uso nesse conto das técnicas de interrupção da linearidade narrativa, como aparece em outras composições do mesmo autor. Há um início de mal-estar para logo jorrarem as cenas de terror, pavor e medo que se espalham amplamente de modo dinâmico e totalmente incontrolável, formando um mundo fantasmagórico.

Por fim, é preciso destacar um outro conto em que aparece “uma avalanche de loucuras”, como diz o narrador, em Coração de pelúcia; destaco como parte dessa insanidade tópicos das narrativas em que surgem ações de tortura de tipos vários contra pequenas crianças indefesas; crueldades muitas vezes domésticas e por isso mesmo ainda mais terríveis e inesperadas. Sobre esse tema o autor já havia se referido no primeiro livro, tema que destaquei na resenha que fiz para 21 passos no escuro, cujo link para leitura segue abaixo.

Medos Letivos certamente agradará aos leitores que já conhecem o autor e agradará ainda outros, além do mais pelo enfoque do espaço narrativo em que se dão as ações que se passam nas histórias do presente livro; espaços comuns a tantos profissionais e a outras pessoas que passam por eles. O livro, como o primeiro, foi publicado pela Editora Scortecci, tem 151 páginas, nas  quais se dividem os dez contos, e podem ser encontrado pelo leitores no links abaixo.

Ao autor, felicitações pela obra;

Aos leitores, ótima leitura!

 

Elói Alves é advogado e professor, formado em Letras pela Universidade de São Paulo-USP e em Direito pela FMU, autor, entre outros, dos livros O olhar de lanceta: ensaios críticos sobre literatura e sociedade, do romance As pílulas do santo Cristo, do livro de poesias Sob um céu cinzento e de Contos humanos; foi revisor de importantes obras literárias e jurídicas. Email: eloialves75@hotmail.com

 

Resenha crítica de 21 passos no escuro: REAL COM ARTE: O letrófilo: RESENHA CRÍTICA DE "21 PASSOS NO ESCURO", DO AUTOR OSMAR S. JÚNIOR

 

Links para aquisição do livro:

Medos Letivos | Amazon.com.br

Medos Letivos - Scortecci - Outros Livros - Magazine Luiza

Medos Letivos - Livraria do Mercado | Estante Virtual

MEDOS LETIVOS | Livraria Martins Fontes Paulista

Livraria e Loja Virtual Scortecci - Ficção - MEDOS LETIVOS / Osmar S. Junior (livrariascortecci.com.br)

Medos letivos, Osmar S. Junior : Categorias - Contos (livrariadomercado.com.br)

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)