domingo, 14 de dezembro de 2014

O DEPOIMENTO DO EX-PRESIDENTE LULA NA PF E SEU JULGAMENTO PELA HISTÓRIA

 
     No dia 09, o ex-presidente Lula depôs na Polícia Federal, como testemunha no caso Mensalão, cujo processo levou aliados estratégicos e colegas de partido à condenação. Segundo a Revista Época, Lula foi intimado. Ele teria recebido carta precatória na quinta-feira retrasada (dia 3) e comparecido à sede da Polícia Federal em Brasília na última terça (dia 9). Em setembro, a imprensa noticiou que a PF tentava localizá-lo para depor a sete meses, sem sucesso.
       Outros casos de corrupção que remetem a esquemas de desvios de dinheiro em seus governos, como a corrupção na Petrobras vão deixando o ex-presidente em uma situação delicada. No mensalão, o Procurador Geral fez preferência por não citá-lo, sequer como testemunha, ainda que seu principal ministro tenha sido responsabilizado e depois condenado como chefe do esquema. Agora, a destinação do dinheiro da Estatal compromete vários setores do governo, agentes públicos, executivos de empresas privadas, além de prejudicar acionistas no pais e nos exterior, com consequências judiciais e econômicas para o pais no plano internacional.
         A questão é como ficará a imagem do ex-presidente Lula diante dos fatos que vão aparecendo? Lula perdeu o tom altivo de seu discurso "que tinha mudado o Brasil".Isso foi exatamente em junho de 2003 quando milhões de pessoas foram às ruas do país questionando o governo e os políticos de forma geral. Na ocasião, todos, inclusive Lula, sumiram por algumas semanas, quando a única voz que saia na imprensa era a das ruas. A imprensa não pode escondê-lo nem defender os políticos, como faz muitas vezes. Desde então, Lula vem perdendo claramente muito de sua influência, Prova disso é que foi depor agora, num processo já praticamente encerrado - muita gente não noticiou isso.
            A pergunta mais importante agora é, como Lula se sairá diante das revelações dos novos escândalos, que apontam para o maior caso de corrupção da história? Terá influência suficiente para sequer ser citado como responsável, ao menos político, já que era o chefe do executivo federal, responsável pelas nomeações? Terá ainda outras implicações? Qual o nome com que ele ficará para história como presidente e como chefe político mais importante neste período? Qual será sua imagem para as novas gerações, qual será a interpretação de sua fala mais famosa reiterada amplamente por ele em seus governo: "nunca antes nesse país"?
Elói Alves

 
         

O SILÊNCIO DA OAB NO CASO PETROLÃO- Perguntero

Qual a razão do silêncio da OAB, Ordem dos advogados do Brasil, sobre o maior caso de corrupção em um país em toda a história? Não teve esta instituição outro papel em outras crises históricas pelas quais passou o país?  Será que agora são todos criminalistas e advogados de criminosos bilionários? Será que a cegueira da justiça é que faz se fechar os olhos para origem dos milhões que recebem como pagamento de seus clientes corruptos e outros agentes de crimes com tipificação diversa?
 
 

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)