sexta-feira, 11 de novembro de 2016

JUSTA HOMENGAEM AO GRANDE LIMA BARRETO NA FLIP 2017

          Lima Barreto será homenageado na Flip 2017; posto em segundo plano por muitos a sua época, considero-o uma das raras inteligências do país e um dos autores cuja obra é inesquecível, seja na ficção narrativa de um Policarpo Quaresma, seja nas maravilhosas crônicas publicadas nos jornais cariocas no início dos anos 20, reunidas em livro pela Folha de S. Paulo; sua obra apresenta um fino humor e acutíssima compreensão crítica da realidade social e política do país no início do período republicano; uma prosa centenária que o tempo reafirma.


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

DE BUSH A TRUMP - DERROCADA AMERICANA? - Perguntero

        Os EUA e sua avançadíssima sociedade têm essa bela capacidade de si dar, e dar de certo modo ao mundo, esses maravilhosos presentes como Bush e Trump; o próprio Trump diz que os EUA não são mais os mesmos, o Império estaria em decadência. Seria ele mesmo, Trump, uma prova viva dessa derrocada, dessa incapacidade americana de se dar um líder menos destrutivo?  



quarta-feira, 9 de novembro de 2016

PREFÁCIO PARA O LIVRO "SACRE COEUR", DE MÁRCIA VILLAÇA




Apresento aqui o prefácio para o livro Sacre Coeur, da escritora  Márcia Villaça, que escrevi a convite da Editora Essencial, na pessoa do Editor e jornalista Carlos Torres, a quem agradeço a honra de me permitir riscar algumas palavras sobre uma autora cuja arte e saber admiro.

No presente livro, Sacre Coeur, a escritora Márcia Villaça presenteia o público com uma arte poética que transcende, em muito, um simples versejar.
Cidadã e artista cosmopolita, que trouxe para sua obra sua vivência rica de experiências culturais e humanas experienciadas pelos países e continentes por que passou, no contato com culturas centenárias, de história milenar, cuja maturidade se alcançou com a diversidade dos avanços do conhecimento científico, com o amplo desenvolvimento da arte, da literatura e da filosofia, mas também no contato com a dor, com o colapso da civilização na experiência trágica das grandes guerras.
Tudo isso se pode entrever na presente obra de Márcia, como em um “altar sem o batismo concebido” ou na “purificação da ira” e no “beijo como prenúncio da morte”. Entretanto, a autora projeta sua arte como uma arquiteta da poesia. Nela se juntam uma sugestiva mescla sensorial, a sucessão de imagens, antíteses, a beleza e suavidade dos versos enxutos, feitos sob uma métrica mágica.
Para a artista, há “matemática demais na vida”, em prejuízo da “metafisica dos números”. Assim, Márcia associa sua poesia à filosofia do equilíbrio, entre, verseja ela, “o ruído e o silêncio”. Aproxima-se, pois, sua arte ao pensamento de Aristóteles, para cuja filosofia a virtude estava no meio, e não nos extremos, onde se encontraria o vício, o defeito.
Sacre Coeur é o sagrado coração da humanidade, que pulsa entre a comédia e a tragédia, mas o faz, aqui, com outra arte, que é a poesia, sensível e tocante de Márcia, que leva o leitor à “imensidão do infinito”, que “leva-nos além” e esconde as estrelas no manto azul anil celestial”.



 Capa de Sacre Coeur, de Márcia Villaça
livro de poesias ISBN: 978-85-68672-23-5, 20 reais Editora ESsencial. O livro está disponível  online www.editoraessencial.com.br
Márcia Villaça em evento literário em SP

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)