sexta-feira, 5 de agosto de 2011

EX-CHANCELER CELSO AMORIM OCUPA A PASTA DA DEFESA NO LUGAR DE JOBIM



Discurso do então Ministro das Relações exteriores Celso Amorm na Assembleia Geral da ONU





O ex-ministro de Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, que ocupou a pasta duas vezes, sendo a última nos oito anos do governo de Lula, volta ao governo na pasta da Defesa, no lugar do ex-ministro Jobim, que se inviabilizou no cargo com declarações contra o governo. Diplomata de carreira, Amorim serviu ao país ao longo de vários governos, ocupando o cargo de embaixador nos postos mais importantes. Homem extremamente culto e preparado nas grandes lidas da diplomacia e exímio negociador junto a organismos internacionais, como a OMC e a ONU, o ex-MRE Celso Amorim teve momentos difíceis como chanceler do governo do ex-presidente Lula, devido à política de alinhamento com o Irã mantida ao longo daquele governo, que levou a problemas com os Estados Unidos e a desentendimentos no tema com outras potências que possuem assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, com direito a veto. Uma das primeiras medidas da presidente Dilma, na questão, foi mudar a orientação da política externa brasileira em relação ao Irã. Sobre isso, pode-se ler o artigo publicado nesta página: “A sensatez pós-Lula na questão-Irã”, que foi um dos textos mais procurados por nossos leitores.
Elói Alves do Nascimento


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PUGILISTA BRASILEIRO, MIKE MIRANDA, LUTA NA EUROPA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE BOXE



Pugilista brasileiro com autor Elói Alves, do realcomarte, após luta na Ucrânia






Mike Miranda luta com russo na Ucrânia pela OMB - Organização Mundial de Boxe






Campeão Latino pela OMB, Organização Mundial de Boxe, Mike Miranda foi a Ucrania disputar o cinturão de campeão mundial pela organização contra o russo Baysangurov. A imprensa e o público esperavam muito do brasileiro devido a sua potência nas duas mãos, a sua grande agilidade e também por seu histórico que inclui várias vitórias por nocaute ao longo de sua carreira. Mas Mike não esteve bem nos últimos momentos da preparação na Rússia e não conseguiu encaixar uma boa luta. Todavia, espera-se que o grande lutador volte logo a mostrar tudo o que já fez em sua história de grandes vitórias. Além do desempenho na vida esportiva, Miranda é um atleta consciente da importância do esporte para as crianças e jovens do Brasil e trabalha junto ao público temas importantes ligados ao esporte, como a manutenção de bons hábitos na saúde e a importância da educação no desenvolvimento das crianças através de palestras que realiza. Bem articulado, de vocabulário vasto, Miranda cativa e agrada aos ouvintes de suas palestras. Algumas de suas lutas podem ser vistas no site www.youtube.com ou no site do pugilista: www.mikemiranda.hd1.com.br
Elói Alves

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DELEGADO FAZ RELATÓRIO DE CRIME EM FORMA DE POESIA, EM BRASÍLIA


O delegado do Distrito Federal Reinaldo Lobo surpreendeu muita gente com uma inovação: registrou a ocorrência de um roubo de moto em forma de poesia, mas a Corregedoria não aceitou a arte e o policial teve de refazer o relatório. O delegado está engajado na forma artística, ao que parece, e até dá entrevistas fazendo versos. Veja um excerto do relatório do delegado:

“preso pediu desculpa
Disse que não tinha culpa
Pois só estava na garupa
Foi checada a situação
Ele é mesmo sem noção
Estava preso na domiciliar
Não conseguiu mais se explicar
A motocicleta era roubada
A sua boa fé era furada


Mesmo não aceito por seus superiores, o registro da realidade policial por meio de uma forma artística realizado pelo delegado já conseguiu chamar a atenção para o assunto.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

PÚBLICO ESCOLHERÁ CAPA DE LIVRO ESCRITO POR PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO



Votação para escolha de ilustração da capa de livro está aberta ao público no portal da Prefefeitura



Até o dia 12 de agosto estará aberta ao público a possibilidade de participar da escolha da ilustração que será capa do livro de crônicas escrito por professores da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo. De catorze (14) ilustrações inscritas, quatro (04) são finalistas e estão acessíveis no portal da Secretaria de Educação na Web. O livro conterá vinte e sete crônicas, escolhidas entre as noventa e cinco enviadas por educadores da rede. O resultado sairá no dia dezoito, mas o votante pode ter uma prévia do resultado parcial na página, conferindo como anda o processo. Mas somente após ter realizado a votação o link aparecerá. Também é possível ver e analisar as imagens com seus títulos e com os pseudônimos de seus autores na página. O endereço para votação é www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br .

domingo, 31 de julho de 2011

TIO GERBÚLIO, O POLICIAL E A BRIGA NA ESCOLA





real com arte blogspot.com - o letrófilo




Tio Gerbúlio e padre Gellfrido voltavam da palestra na Universidade Católica. O carro havia empacado no trânsito e havia tumulto na rua. Estavam em frente a uma escola, onde dois meninos, altos e magros trocavam murros; enquanto outros gritavam.
Justamente na hora, o carro da ronda escolar passava por ali, e o policial veio por fim à briga. Com a chegada da polícia, no entanto, mais gente veio conferir a ocorrência e aumentar o tumulto. Tio Gerbúlio, por sua vez, saiu do carro e foi saciar a curiosidade.
__Parados, não se mexam, moleques; deu as ordens o militar, com veemência!
__Calma, tio, disse um dos moleques briguentos!
O policial levou a mão à cintura e apertou a arma. Virou-se para o briguento que lhe respondia e disse:
__Respeito com a autoridade, moleque, não sou seu tio! Encosta ali na parede!
O tumulto não parava de crescer devido à curiosidade das pessoas. A diretora da escola foi chamada para socorrer um aluno, que a polícia ia levando preso, segundo o que lhe disseram. No meio da confusão, falava-se de roubos e estupros na vizinhança. Com a situação dominada, o policial foi notando certa intimidade com o menino que lhe chamara de tio. Tinha mesmo as pernas arqueadas, muito peculiares de seu irmão mais velho. As orelhas, meio abertas, também o ligava de perto à família. Ele mesmo brigou muito no tempo de escola, por lhe alcunharem de orelhudo. ノ o que hoje chamam de bullying, pensou. A diretora conseguiu, por fim, se aproximar do policial e reconheceu seu aluno grudado à parede. Era preciso intervir antes que acontecesse algo pior:
___Devagar com meu aluno, seu policial, tenha prudência na escola, disse ela!
___Calma lá, diretora, respondeu, o policial. Aqui agora é um problema de família que tenho a resolver com este meu sobrinho.

Jão Gerbulius Sobrinho

PROJETO DA PREFEITURA MUDARÁ PQ D PEDRO II DE LUGAR

Região é uma das mais deterioradas da cidade
O terminal de ônibus Pq Dom Pedro II liga o centro aos vários bairros da Zona Leste da cidade

Projeto da prefeitura de São Paulo pretende tirar o terminal de ônibus do Pq D Pedro II de lugar, com objetivo de revitalizar a área que está há muitos anos praticamente abandonada, apesar de o terminal ser um dos maiores terminais urbanos do mundo, abrigando centenas de ônibus e milhares de passageiros que circulam entre os diversos bairros da zona leste e o centro da cidade diariamente. A região, importante do centro que abriga o mercado municipal, a rua 25 de março e o rio Tamanduateí, abriga hoje centenas de pessoas jogadas por suas ruas, vivendo em abrigos de papelão ao lado do terminal e ao longo do rio, que é margeado pela avenida do Estado. Além de local propício para assaltos, neste veranico, o cheiro de dejetos e detritos são sentidos fortemente por essa região e até mesmo em partes da cidade mais bem frequentadas, como a praça da República e em frente da Câmara Municipal, no Viaduto Jacareí. Infelizmente, a cidade de São Paulo lembra atualmente, em várias partes, um lixo a céu aberto. O novo terminal será construído sob a estação Dom Pedro II do metrô e será importante para ligar a cidade até o extremo leste, passando por bairros como Brás, Tatuapé, Carrão, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim, Patriarca e Itaquera, local da construção do futuro estádio Itaquerão, do Corinthians, que está cotado para abrir a copa do mundo de 2014.
Fotos e texto: Elói Alves do Nascimento

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)