A ignorância e a
má educação sistêmica no Brasil não
é- e nunca foi- consequência da ausência do
Governo em sua gestão; pelo contrário, é
exatamente o seu grande projeto juntamente com os donos do poder cujo plano,
infelizmente bem sucedido, consiste em acumular para si toda a
riqueza do país, mantendo as camadas inferiores, que produzem
essa riqueza com seu trabalho, afastadas dos benefícios dele
pela inconsciência de sua exploração e
satisfeitas com migalhas que lhes devolvem e iludidas com o circo
montado para lhes entreter.
Esse projeto nacional, prioritário para o governo e para a elite econômica a quem os governantes servem, não é algo novo, apesar de todos os problemas que vemos aparecer a cada dia; ele vem da dominação colonial escravocrata, do voto restrito a minorias proprietárias dos latifúndios onde se produzia o açúcar e, depois, o café para exportação. Com a industrialização, as lutas dos trabalhadores por garantias de direitos, melhores salários, melhor saúde e melhor educação, sempre foram tratadas
como coisa a ser combatida com uso da força, para cuja tarefa o primeiro instrumento sempre foi a polícia, como hoje, equipada com balas de borracha e outros instrumentos para frear as lutas sociais.
O grande projeto do governo, e dos governos, para manter as classes oprimidas "pacificadas", isto é em ordem e fazendo a ecomomia progredir, como definia a máxima positivista "ordem e progresso", se dá de um modo mais sutil, como se diz em diplomacia: "soft power", uma dominação suave, um poder sutil ou "doce". Esse projeto histórico e perverso aparece, aliás, como uma aparente ineficiência dos governos em educar o povo, em gerir bem os programas essenciais da sociedade. No entanto, essa ineficiência é algo enganoso; o projeto para manter a maioria dos trabalhadores que produzem a riqueza dos país fora dos resultados dele é muito bem sucedido, ele se concretiza na perpetuação da ignorância, do fornecimento de noções básicas para a classe trabalhadora se inserir no sitema de produção, sem, entretanto, entender bem os mecanismos de exploração de seu próprio trabalho.
A má educação que se tem no Brasil não é, portanto, algo que surge de uma má administração do sistema educacional, ela é um projeto meticuloso que consegue manter milhões de pessoas afastadas da riqueza que ela mesma produz sem que se aperceba de como de se dão as coisas. Tragicamente para a maioria da apopulação e projeto tem sido algo contínuo, cruel e duradouro no Brasil.
Elói Alves
Leia o conto O assalto ao deputado:
http://realcomarte.blogspot.com.br/2014/01/o-assalto-ao-deputado.html
Elói Alves
Leia o conto O assalto ao deputado:
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