sábado, 3 de novembro de 2012

Prefácio de AS PÍLULAS DO SANTO CRISTO

      Abaixo, postei um trecho do prefácio de meu romance "As pílulas do Santo Criso", Linear B Editora, feito pelo escritor e professor Edu Moreira, mestre em Literatura Comparada pela FFLCH-USP e autor do romance "O jornalista".

       Prefácio por Edu Moreira
       "Elói Alves nos leva a uma praça pública para experimentar as Pílulas de Cristo. Para os que têm fé, ou para os que acham que a têm, o autor oferece um pedaço de chocolate que curaria os males da humanidade. Um emplasto aos ignorantes, para lembrar o Bruxo do Cosme Velho epigrafado. Em tom irônico, o autor traça um panorama da modernidade das grandes metrópoles. A escolhida, com não podia deixar de ser, é São Paulo – seu centro, seu cerne, seu útero que pari violência, o estômago que digere a hóstia feita por mãos impuras. Uma organi-cidade onde o jeitinho, a corrupção, a apatia social, o estelionato são potencializados por uma população cansada, pobre e acima de tudo complexada.
      Placeborréia.
     Fé e ciência na verdade são dois lados de uma mesma moeda quando o objetivo é se dar bem. Em seu processo narrativo, Elói mostra a criação de um mito, de um mártir (ou mártires), o que para nosso país não é de fato difícil. Basta boa retórica, olhar carismático: pronto, criam-se mitos e organizações, assim como o PCC, o Comando Vermelho e a Universal do Reino de Deus.
      É mostrada a cidade visceral, repleta de gritos num tumulto amorfo. As ruas do centro tornam-se centopeias e perambulam por si mesmas, em círculos, quadrados, quarteirões e desenhos geométricos vistos de cima, de baixo e do subsolo. Tipos das mais variadas estirpes urbanas são explorados pelo autor. Transeuntes que habitam às margens da lei e da cidade. - Se queres um relógio, terás facilmente, se queres uma carteira do exame da Ordem, terás, se queres um atestado médico terás, se queres o CRM, terás, e tudo isso limpo, limpo. – Porém nada é limpo na literatura de Elói; as relações humanas são rebaixadas ao nível da cordialidade falsa, da educação contraditória, da ajuda traidora e da atenção conveniente.
     (...)"
Adquirir exemplar do livro:
http://realcomarte.blogspot.com.br/p/as-pilulas-do-santo-cristo-adquiri.html

Ler o primeiro capítulo de As pílulas do Santo Cristo romance de minha autoria: http://realcomarte.blogspot.com.br/2012/10/as-pilulas-do-santo-cristo-1-capitulo.html

6 comentários:

  1. Muito bem escrito.Um achado Eloi. Amei!Mostra todo o conhecimento que o professor Edu Moreira tem sobre os temas brasileiros e paulista e fala com desenvoltura do que é seu livro.
    Muito bom!
    Parabéns!
    Você merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, Beth; antes de tudo, sou fã dos diversos trabalhos do Edu, como crítico literário, escritor e músico, sem dúvida, sua disposíção de prefaciar As pílulas do Santo Cristo com sua capacidade de ver a obra e transpô-la nessa valiosa síntese...honram-me. bjos gratos!

      Excluir
  2. Eu como leitora ,antes de comprar um livro ou ler na forma digital procuro ler primeiro o prefácio é através dele que o livro me conquista,ao contrário não levo e não leio,Parabéns o prefácio do seu livro me conquistou,aguçou a minha curiosidade e a vontade de ler. Bjos e Boa Sorte no lançamento do livro.Apesar de você ter esquecido dessa pequena amiga, eu não esqueci do meu grande amigo e fico muito feliz pela sua conquista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, Rosi; fico feliz por ter gostado...espero que goste dolivro todo, querida amiga e preciosa leitora; bjos

      Excluir
  3. Ansiosa por desvendar se foi colocado realidade em sua ficção ou sua ficção apenas se assemelha a ela!! Já antecipo uma mistura perfeita vindo deste autor que tanto admiro! Muito bem prefaciado amigo, salvo por citações que se eu pudesse, omitiria!! beijos e SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, querida; lerei suas considerações também após ler o livro; bjos gratos.

      Excluir

Postagens populares (letrófilo 2 anos 22/6)